Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

19 de dezembro de 2019 - ed. 1258

Santo de casa faz milagre sim!
 

Criado com a intenção de divulgar as diretrizes da organização a todo o seu corpo funcional, visando compreensão da estratégia e comprometimento com os resultados, o projeto Alinhamento STJ 2020, normatizado pela IN STJ n. 8/2019, foi encerrado, com sucesso, na última sexta-feira, 13/12.

A iniciativa tem foco na “gestão por resultados” e acompanha o desempenho por meio de metas planejadas. É assim que, desde 2015, o projeto vem mudando a cultura nas unidades administrativas do Tribunal.

Alinhando

Não basta ter um planejamento estratégico, é preciso que cada unidade o compreenda e trilhe seus caminhos na mesma linha de ação do Órgão. E como não foram encontrados métodos específicos disponíveis no mercado para tanto, o STJ criou sua própria metodologia de alinhamento, após capacitação da equipe e muito benchmarking. E ainda dizem que “Santo de casa não faz milagre”.

Pois aqui no STJ, o “milagre” se concretizou com o esforço e a dedicação da equipe de gestão estratégica. O projeto tomou corpo, foi crescendo aos pouquinhos e atualmente impacta 19 unidades e 1.620 pessoas, o que compreende 58% da força de trabalho do Tribunal.

Hoje, 371 indicadores de desempenho são monitorados periodicamente, proporcionando oportunidade de melhorias para as diversas áreas do STJ. Dentre eles, estão medidas como: conformidade na folha de pagamento, percentual de servidores capacitados, redução no consumo de papel etc.

Para dar suporte a todo esse trabalho, foi adquirido um software de gestão estratégica, carinhosamente chamado de “stratej (link para: https://stratej.stj.jus.br)”. Também foram oferecidos aos servidores dessas unidades 3 cursos específicos, totalizando 20 turmas, 481 pessoas beneficiadas em 618 horas de treinamento, todos valorizando a instrutoria interna. Trabalho realizado em parceria com a ECORP.

Bons resultados

Os bons resultados do projeto são visíveis quando se observa o empenho das unidades para o cumprimento de suas metas e os feedbacks dos gestores sobre as vantagens dessa que se tornou uma importante ferramenta gerencial para o STJ. Tanto que 65% dos gestores entrevistados este ano identificaram melhorias nos processos de trabalho de suas unidades, após a adoção do alinhamento estratégico.

Além disso, a disponibilização da metodologia no BEDUC e na BDJur já rendeu mais de 150 downloads e 380 visualizações, seja de usuários internos ou externos, resultando em solicitações de visita por parte de outros órgãos para conhecimento do trabalho, como foi o caso do TJDFT, STM, Ministério da Economia e outros.

Importante destacar, também, que o projeto foi selecionado e apresentado no II Encontro de Administração da Justiça – ENAJUS, que pode ser visto neste link. O evento ocorreu em Brasília no período de 4 a 6 de agosto de 2019. O evento, cujo tema central foram os Desafios da Administração da Justiça no Século XXI, foi promovido em parceria pela Universidade de Brasília (UNB), o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e o Centro de Administração de Políticas Públicas (CAPP).

O reconhecimento dos resultados, desde 2015, culminou com a entrega de premiação anual e valorização das equipes que mais se destacaram no radar da estratégia. O projeto Alinhamento STJ 2020 incentivou também a interação entre as diversas unidades em busca de soluções para superar desafios ou de benchmarking e levou ao encorajamento de gestores e de servidores para buscarem novos indicadores e maneiras inovadoras de medição.

Na última sexta (13), a iniciativa foi formalmente encerrada como projeto estratégico em reunião realizada com o Diretor-Geral, que parabenizou os envolvidos e se mostrou favorável à expectativa da equipe: estender a ação aos gabinetes de ministros, no escopo do Plano Estratégico STJ 2021-2026.

O projeto termina este ano, mas suas atividades são incorporadas à rotina das unidades e, especialmente, à rotina da AMG, Assessoria responsável pela gestão estratégica no Tribunal.Os gestores do projeto, Ana Cláudia Faria e Daniel Godoy, agradeceram à equipe da AMG pela sinergia, aos chefes pela motivação constante, ao Diretor-Geral pelo apoio e às unidades alinhadas pela parceria.

Dados mais aprofundados sobre o alinhamento podem ser obtidos nos ramais 8063 ou 8551, ou ainda nesta página do projeto na intranet.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).