Neste dia, no ano de 1897, foi fundada a primeira cidade planejada no Brasil: Belo Horizonte. A capital da província de Minas Gerais era a cidade de Ouro Preto. No entanto, com a proclamação da República, em 1889, muitos pensavam que o município não era mais digno de abrigar a capital do novo estado.
Por isso, começou-se a discutir a transferência da capital para outro lugar. Na verdade, buscava-se apagar o passado colonial e português, e, assim, fazer uma nova cidade, com ideias consideradas modernas na época. O arraial de Curral del Rei foi escolhido para a localização da nova capital.
Para isso, foram desapropriados 427 imóveis, entre casas e fazendas. Igualmente, duas igrejas foram derrubadas para dar lugar a templos de acordo com as correntes artísticas daquele momento.
Apesar de polêmica, com a transferência, os habitantes de Ouro Preto acabaram preservando os maiores tesouros do passado colonial das Américas. Por sua vez, os mineiros ganharam uma cidade moderna, que encanta todos que a conhecem.
Curiosidades
Foi de Belo Horizonte que saiu a primeira coxinha de frango com catupiry do Brasil. Pelo menos é o que garante a aposentada Thereza Martins, que servia a sua invenção em uma lanchonete, na Av. Afonso Pena, em 1972.
Em 1980, enquanto visitava pela primeira vez o Brasil, o Papa João Paulo II, do alto da Praça do Papa, declarou: "Que Belo Horizonte!".
Belo Horizonte é conhecida pela qualidade e inventividade de sua cultura de bar. As antigas escolas de produção de destilados, a consolidação como um dos grandes polos produtores de cerveja artesanal e as competições entre botecos fazem da capital mineira um oásis boêmio. Segundo a Prodabel – empresa responsável pelo gerenciamento da rede informática da capital mineira –, são 28 bares por quilômetro quadrado da cidade. Por esse motivo, ela é considerada a capital mundial dos botecos.