Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

10 de dezembro de 2019 - ed. 1251

Natural com qualidade
 

Visite a banca do expositor Helvécio Soares Brasileiro, nesta quarta (11), na Feira do Pequeno Produtor (FPP). Lá você vai encontrar de queijos artesanais a iogurtes caseiros.

A qualidade dos produtos fornecidos pela Kero Mais, agroindústria de Helvécio, foi ratificada no último dia 5, com a entrega do Certificado Selo Arte. Em solenidade realizada na Central de Abastecimento do Distrito Federal (CEASA), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entregou o selo – que é fornecido pela Secretaria de Agricultura do DF (SEAGRI).

Segundo o expositor, tudo começou há alguns meses, quando ele foi procurado por representantes do Ministério da Agricultura, da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater).

“Eles me informaram que o governo do Distrito Federal estava concedendo o Primeiro Selo Arte do Brasil e que a minha propriedade se enquadrava nas exigências do Ministério. Após avaliação e vistoria da SEAGRI, recebi o selo. Foi gratificante saber que estávamos no caminho certo. São vários anos de dedicação, trabalho, persistência, aperfeiçoamento, investimento... Sempre procurando melhorar, em todos os aspectos”, disse.

Selo

O Selo Arte que é um certificado de altíssima qualidade, fornecido pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal às agroindústrias de produtos artesanais que atendem às boas práticas de fabricação dos alimentos e agropecuárias na confecção dos produtos.

A regulamentação permite que os produtos artesanais, que possuem o Selo Arte, possam ser comercializados em todo o território nacional sem a necessidade do selo de inspeção federal. Com esse selo, as agroindústrias vão poder alcançar novos mercados, auxiliando na comercialização e agregando valor ao seu produto.

O selo foi instituído pela Lei Federal n. 13.680, de 14 de junho de 2018, e foi regulamentado neste ano pelo Decreto n. 9.918, de 18 de julho de 2019. Receberam o Selo Arte das mãos do governador Ibaneis as seguintes agroindústrias: Vale das Ovelhas; Queijaria Artesanal Compana; e Kero Mais (Helvécio),  todas produtoras de queijos artesanais do DF.

 
 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).