Há algumas semanas, quem frequenta o Restaurante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) encontra uma grande novidade! Os clientes podem utilizar um “cartão comanda” para fazer o pagamento do seu consumo.
As comandas eletrônicas estão em fase de teste e adaptação para substituir os papéis que são entregues pelos funcionários na porta do local. Segundo o chefe da Seção de Assistência Nutricional (SANUT/SIS), Aldemir Mangabeira, o novo sistema é mais moderno, pois atua de forma on-line.
“Isso significa economia de papel, além de um melhor aproveitamento dos funcionários para outras funções. Além disso, estima-se a redução das filas, tanto para o consumo como para a recarga de crédito”, disse Aldemir.
Lélio Reis, proprietário do Taioba, ressalta que está prevista a criação de um aplicativo. “Com ele, o servidor poderá acompanhar o saldo do seu cartão pré-pago, além de consultar o extrato em tempo real, de tudo o que for consumido”, esclarece.
Funcionamento
Lélio explica que são dois tipos de cartões: o avulso e o pré-pago – que já existe. O primeiro é entregue para o cliente por meio de uma catraca, instalada na entrada. Assim que passar, a máquina emite um cartão, que servirá tanto como controle de acesso quanto para consumo de quem não tiver o cartão pré-pago.
Para a segunda opção, o proprietário afirma que os interessados em adquiri-lo podem fazer o pedido gratuitamente no Restaurante. A cobrança – no valor de dez reais – só vai acontecer caso o cliente precise retirar uma nova via do cartão.
“A diferença entre utilizar o cartão de recarga e o avulso está na hora do consumo. Para quem tem o pré-pago, o valor gasto é debitado na hora de fazer a pesagem da comida, utilizando o cartão avulso apenas para sair na catraca, ou seja, não precisa enfrentar fila para fazer o pagamento”, ressalta o proprietário.
Ele esclarece que os funcionários estão em treinamento para se adaptar ao sistema e acredita que, em um curto prazo, poderá trazer mais agilidade para todo o processo.
Mais informações podem ser obtidas no ramal 7649.