Reconhecer os servidores que se envolvem em projetos, cuidam de atividades com contratos e buscam suas qualificações. O Programa Valoriza STJ distribuiu, na tarde dessa segunda (4), diversos prêmios, na Sala de Inovação da Escola Corporativa do STJ (ECORP). O sorteio ocorreu no final de outubro, entre os participantes do programa; no total, 19 servidores receberam os incentivos.
Essa foi a primeira edição do programa, gerenciado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Seção de Registros Funcionais (SERIF/SGP). A secretária da SGP, Solange da Costa Rossi, distribuiu os prêmios e destacou o sucesso da inciativa. “Com ela pudemos reconhecer os servidores que se envolveram em atividades como gestão de contratos ou de projetos, e também em cursos e qualificações que não podiam ser usados para o Adicional de Qualificação (AQ)”, comentou.
Segundo a secretária, a iniciativa foi um sucesso e o programa deverá tornar-se periódico no Tribunal. “Já estamos pensando a próxima edição e planejando conseguir patrocinadores e apoios”, afirmou. Ela lembrou ainda que o programa surgiu de uma demanda dos próprios servidores, com base nas repostas dadas na Pesquisa de Clima Organizacional de 2017.
Incentivando os servidores
Um dos ganhadores foi a servidora Paula Macedo Cesar, lotada no Gabinete do Ministro Rogerio Schietti Cruz. “Eu passei no último concurso e entrei no STJ em 2018, e esse programa é uma novidade para mim”, disse. Ela diz que tinha várias qualificações que não podiam ser usadas no AQ e que esse programa permitiu aproveitá-las. “Isso é um grande incentivo para a capacitação”, destacou.
Outro sorteado foi José Henrique Terrell de Macedo, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI). Ele explica que é gestor de nove contratos, além de coordenar em um projeto e ser cogestor em outros. “Todas essas atividades demandam tempo e trabalho, e o reconhecimento é muito importante”, comentou.
“Eu gostaria de destacar as parcerias com a Associação de Servidores do STJ e do CJF (ASSTJ), com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), com a Secretaria de Segurança (SSE) e com a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), e o apoio da Comunicação Interna”, finalizou Solange Rossi.
O Programa
O Valoriza STJ foi instituído neste ano, por meio da Instrução Normativa STJ/GP n. 10 de 11 de abril, e regulamentado pela Instrução Normativa n. 14 de 17 de maio deste ano. A iniciativa teve como objetivo reconhecer, mediante a concessão de prêmios, servidores que colaboram para o alcance dos objetivos estratégicos da Casa.
Os incentivos foram patrocinados pela Associação de Servidores do STJ e do CJF (ASSTJ) e pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). “Vale destacar que não houve nenhum custo para o Tribunal”, frisou Solange.