Na sexta-feira passada (25), a Seção de Formação Avançada e Programas de Bolsas (SEFOR/ECORP) encerrou a II Mostra Científica de Painéis. O evento – uma extensão do Programa de Concessão de Bolsas de Pós-Graduação – apresentou trabalhos científicos desenvolvidos por servidores contemplados no Programa de 2015 a 2017, em cursos de especialização e mestrado. Além disso, o último dia de exposição (25) contou com palestras, roda de perguntas e sorteio de dois livros.
O chefe da SEFOR, José Fábio Santana, destacou o maior número de apresentações em relação ao ano passado, “Em 2018, foram 32; agora, 58. Acredito que a gente conseguiu superar as expectativas”, avaliou o gestor.
Waldelice Aparecida Poncioni, diretora da ECORP, frisou a qualidade dos trabalhos expostos.
“Nós percebemos um excelente nível do material apresentado e ficamos engrandecidos com a qualidade do retorno ao investimento oferecido aos servidores, por meio do Programa de Concessão de Bolsas de Pós-Graduação”, elogiou a diretora.
Expandindo o conhecimento
Um dos expositores, o servidor Montgomery Wellington Muniz, lotado na Secretaria dos Órgãos Julgadores (SOJ), abordou o tema Princípio da Eficiência no Poder Judiciário Brasileiro. Montgomery ressaltou a pesquisa realizada junto a 60 tribunais acerca do tema proposto, sendo que 35 deles responderam.
O servidor Fernando Natal Batista, do Gabinete do Ministro Marco Buzzi, tratou do tema O STJ: de Corte de Revisão a Corte de Precedentes – A Cultura e Identidade do Tribunal sobre os Precedentes.
Foram ministradas outras três apresentações, com as servidoras Fabíola Bohmer de Souza Ramos, Érica Barbosa Souza e Luciana Ramos Castilho, a respeito dos temas Como a ODR (Online Dispute Resolution) pode ser instrumento de solução de conflitos no âmbito do Poder Judiciário; A importância das ementas para a observância dos precedentes qualificados; e A questão da arguição de inconstitucionalidade no recurso especial e a legitimação do STJ no exercício da jurisdição constitucional, respectivamente.
Ao final de cada palestra, foram abertas rodas de perguntas para esclarecer dúvidas e enfatizar observações a respeito dos temas. Na sequência, houve o sorteio de dois exemplares do livro O assessor de magistrado no Brasil, escrito pelo colega Montgomery.
“Eu só posso agradecer ao Superior Tribunal de Justiça por proporcionar aos servidores essa qualificação e consequentemente fazer com que nosso trabalho possa ficar cada dia melhor”, enfatizou a expositora Thaís Coutinho Canêdo da Silva.