Nesta quinta (24), o país comemora os aniversários de duas capitais: Manaus e Goiânia. O ConexãoSTJ traz algumas histórias e curiosidades sobre ambas as cidades. Veja!
Coração da Amazônia
Manaus, a capital do Amazonas, faz 350 anos e já foi conhecida como o “Coração da Amazônia”, no início do século XX. A origem do nome da capital vem da tribo manaós, que habitou as áreas dos rios Negro e Solimões, e começou a ser colonizada em 1669, como um pequeno forte em pedra e barro com quatro canhões, chamado Forte de São José da Barra do Rio Negro.
Em torno desse forte nasceu o arraial que deu origem à cidade de Manaus. Em 1833, o local passou à categoria de Vila, com o nome de Manaus. Em 24 de outubro de 1848, recebeu o título de cidade, tornando-se a Capital da Província do Amazonas.
O Ciclo da Borracha foi importante para o desenvolvimento da cidade. Destaque para o famoso Teatro Amazonas e para o Mercado Municipal, que foram construídos com material europeu, em estilo neoclássico e art nouveau.
Com o declínio da borracha, a solução para que o desenvolvimento regional continuasse foi a criação da Zona Franca de Manaus, em 1967. A cidade ganhou um fluxo turístico muito grande e hotéis foram construídos para formar parte da infraestrutura de atendimento ao turista. Até hoje, a Zona Franca é a principal fonte de renda do estado.
Turismo amazonense
A natureza está diretamente ligada com o estilo de vida da cidade. Reservas naturais e parques são comuns em Manaus – o Parque do Mindu, a área verde na Santa Etelvina e o Jardim Botânico Adolpho Ducke. Por conta dessa proximidade com o meio ambiente, o ecoturismo é um dos destaques da cidade.
Outra atração é o turismo histórico e cultural. A capital foi, por muito tempo – e ainda é –, um grande centro de toda a Região Norte do país, além de ter passado por diversos acontecimentos históricos que enriquecem ainda mais o passado do local. Isso pode ser refletido nos museus e na arquitetura da cidade, grandes atrativos para turistas que não procuram apenas paisagens naturais bonitas.
A cidade verde
Fundada em 1933, Goiânia é uma das maiores cidades do Brasil e também é conhecida por sua área verde, ficando atrás apenas de Edmonton, localizada no Canadá. Aos 86 anos, a cidade, planejada para 50 mil pessoas, atualmente tem mais de um milhão de habitantes.
Atílio Corrêa Lima (1901-1943), engenheiro-arquiteto, urbanista e paisagista brasileiro, foi o seu planejador urbanístico.
O crescimento da capital goiana aconteceu em decorrência do movimento Marcha para o Oeste, do governo Getúlio Vargas, com o objetivo de acelerar o progresso e de incentivar a deslocação das pessoas para essa região.