Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

13 de setembro de 2019 - ed. 1194

Aniversariantes em dobro
 

No último dia (8), as capitais de São Luís e do Espírito Santo comemoraram aniversário. A capital do Maranhão, São Luís, completou 407 anos. Um pouco mais velha, a capital do Espírito Santo, Vitória, completou 468 anos.

São Luís

Atualmente com a população de aproximadamente 1.011.943 habitantes, a capital do Maranhão esbanja no quesito beleza. Localizada no nordeste do país, São Luís é uma das três capitais ilhas do Brasil. Em relação a culinária destaca-se o arroz e a farinha d’água ou de puba, servidos como acompanhamento de frutos do mar e um dos ingredientes da torta de caranguejo (uma espécie de omelete), peixes e camarões fritos.

São Luís foi a única cidade do Brasil fundada pelos franceses, no ano de 1612, porém eles foram expulsos pelos portugueses três anos mais tarde, em 1615. A capital possui o maior conjunto da arquitetura civil portuguesa no Brasil: são mais de 3.000 sobrados e casarões com fachadas de azulejos portugueses dos séculos 18 e 19. O acervo é considerado patrimônio tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Vitória

A capital do Espírito Santo, localizada na Região Sudeste é conhecida por suas belíssimas praias, como Itaúnas, Barra Nova e Urussuquara. Entre as capitais do país, Vitória possui o quarto melhor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e também têm o maior Produto Interno Bruto (PIB).

Fundada em 1551, a capital ainda preserva várias formas arquitetônicas da época. São casarios, igrejas, palácios e escadarias, localizadas principalmente no centro da cidade. Entre eles está o Palácio Anchieta, a Ilha das Caieiras, o Penedo de Vitória, as Escadarias de Vitória, a capela de Santa Luzia, Molhe de lemanjá, e o parque Moscoso.

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).