Na última quinta (5), em mais uma oficina de arte promovida pelo Projeto Museu-Escola da Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED), alunos do 5º e 6º anos do ALUB do Gama celebraram o Dia da Amazônia. A data tem por objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação dessa maior reserva natural do Planeta.
Os alunos participaram de discussões sobre o meio ambiente e inspirando-se nas obras do artista plástico Pablo Manrique, expostas no Espaço Cultural desde 8 de agosto, os estudantes produziram desenhos e colagens que refletiram suas inquietações relativas aos problemas ambientais. A temática trabalhada pelo artista, exaltando o mundo vegetal e as águas dos oceanos, enriqueceu o debate, contribuindo para fortalecer a consciência ambiental na comunidade estudantil.
Segundo o coordenador de Memória e Cultura (CULT/SED), Jaime Cipriani, as oficinas de arte são um poderoso recurso pedagógico, que estimula a construção de novos conhecimentos científicos e comportamentais.
“A celebração do Dia da Amazônia foi incorporada ao nosso calendário educativo. Desta forma, podemos oferecer aos estudantes a oportunidade de, por meio da arte, refletir sobre a necessidade de assumir compromissos com a conservação das florestas e de exercer e propor, no dia a dia, soluções responsáveis, saudáveis e sustentáveis para o meio ambiente”, ressaltou o gestor.
Meio ambiente é vida
A estudante Ana Luíza Pereira de Araújo, de 11 anos, declarou que o cuidado com o meio ambiente é fundamental, pois “sem ele não há vida”.
Para Danilo Nogueira, aluno do 5º ano do ensino fundamental, a atividade proposta pelo STJ foi muito divertida. “Ela nos fez pensar sobre como é triste o que está acontecendo na Amazônia. É preciso preservar!”, ponderou.
O professor Wendel Lopes, que acompanhou os alunos na visita, afirmou que a iniciativa do STJ aguça o senso de cidadania dos estudantes. “São essas ações que despertam o sentimento de resgate da nossa cultura e contribuem muito para a formação do caráter deles”, avaliou.
O educador afirmou ainda que a abordagem da questão ambiental feita pelos servidores e a dinâmica artística proposta oportunizou “uma reflexão densa, incluindo os alunos no problema, mostrando que esta não é uma questão que está à margem de suas vidas, despertando para a necessidade de preservação da vida no Planeta”.