A partir desta segunda (9), inicia-se o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que consiste na segunda etapa do VI Ciclo de Diagnóstico de Gestão de Competências dos servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Quem participou da primeira etapa terá acesso aos resultados e poderá selecionar, juntamente com os gestores de cada unidade, as áreas de maior interesse para capacitação.
“A partir desse resultado, o gestor e o servidor devem entrar em consenso para escolher até três competências que serão desenvolvidas por meio de treinamentos nos próximos dois anos”, explicou Antônio Monteiro Júnior, gestor do projeto Aprimore.
Para conferir o resultado e indicar as competências escolhidas, é preciso acessar o Sistema Aprimore – SARH, disponível no menu iniciar do computador, entre os dias 9 e 20 de setembro. Com base na escolha das competências e à medida em que os cursos de interesse do servidor forem oferecidos, a equipe da Escola Corporativa do STJ (ECORP) entrará em contato para que a inscrição no treinamento seja efetivada.
“Em uma mesma seção, é possível ter, por exemplo, cinco servidores e cada um deles priorizar competências diferentes. Ao indicar as áreas de interesse, a equipe da ECORP entra em contato com o servidor para avisá-lo da oferta do curso, mas não se trata de uma reserva de vaga”, ressaltou Antônio.
Várias opções de aperfeiçoamento
O PDI é realizado a cada dois anos. Com base nas informações registradas, além do desenvolvimento das competências de cada servidor, há a possibilidade de montar turmas caso sejam identificados gaps em comum entre vários servidores de uma mesma unidade.
“Além das competências, os servidores e gestores devem indicar o meio pelo qual deseja desenvolvê-las. Eles podem sugerir a realização de uma especialização, o ensino a distância, a participação em grupos de trabalho, a orientação por meio do coaching, entre outras opções”, explicou Antônio.
Para Antônio, o PDI apresenta como principal vantagem a oportunidade para que o servidor se manifeste sobre o desenvolvimento de suas competências. “Geralmente é o gestor que define os treinamentos de sua área. O PDI permite que o servidor se pronuncie sobre os interesses dele”, explicou Antônio.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do projeto Aprimore pelo e-mail [email protected] ou pelos ramais 9909, 8419 e 8766.