Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

19 de agosto de 2019 - ed. 1175

Como está meu trabalho?
 

Toda instituição pública precisa de uma estratégia para alcançar seus objetivos na prestação efetiva de serviços à sociedade. Para isso, tanto unidades quanto servidores devem possuir competências necessárias, e ajustadas, ao plano estratégico do órgão. O Ciclo de Diagnóstico de Gestão por Competências foi criado para identificar essas competências e saber o que pode ser feito para alinhá-las aos propósitos da organização.

No período de 19 a 31 de agosto, os servidores estão convidados a responder o formulário disponível na intranet, onde serão avaliadas competências como relacionamento interpessoal, comprometimento, aprendizagem contínua, organização e planejamento. A intenção é mapear habilidades, conhecimentos e atitudes para saber o que precisa ser feito no sentido de melhorar o desempenho desses profissionais e, também, corresponder às expectativas das áreas e do próprio Tribunal. Para isso foram mapeadas 300 unidades.

Compromisso maior

De acordo com a Escola Corporativa do STJ, os resultados do diagnóstico geram maiores possibilidades de treinamento nas áreas que precisam ser aperfeiçoadas, oferecendo insumos para que o servidor possa se capacitar. Antônio Monteiro, que trabalha na ECORP, lembra que “os servidores começaram a perceber que notas mais baixas oferecem condições de obter capacitações mais assertivas. Não é uma competição, pois o que é menos passa a ser mais”.

Para o Tribunal, o trabalho de mapeamento significa identificar o que a instituição precisa, ao passo que, para o gestor, oferece subsídios para conhecer e dividir melhor as tarefas dentro da equipe. “O gestor tem argumentos objetivos para redistribuir atividades que estão de acordo com as competências de cada servidor, que passa a atuar com mais prazer, naquilo que mais gosta de fazer. Coloca o servidor no lugar certo”, conclui Monteiro.

A média de participação dos servidores nas edições anteriores foi superior a 60%. O gestor também pode consultar no portal notas anteriores para comparar e identificar a média da unidade. Também está disponível na intranet o Guia de Gestão Por Competência que traz todos os mapeamentos – Maps - de 2018, e o Tutorial para preenchimento do formulário.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é realizado a cada dois anos. O plano significa a segunda etapa do processo e será realizado logo após a conclusão do ciclo de diagnóstico, de 2 a 15 de setembro. A partir dele pode ser feito um acordo do servidor com a chefia para priorizar o que deverá ser treinado no ano seguinte.

Mais informações podem ser obtidas pelos ramais 8766, 9909 e 8339.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).