Na última sexta (9), o Programa Sociedade para Todas as Idades iniciou as atividades do segundo semestre de 2019. Os visitantes foram os idosos do grupo Os Mais Vividos, do Sesc do Guará.
O servidor da Seção Educativa e Social (SEDUC/SED) Daniel Mendes apresentou o Tribunal Pleno e explicou o funcionamento dos julgamentos realizados na Casa.
Os visitantes foram homenageados pelo servidor da Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED) Washington Dourado, em sua poesia sobre o Dia dos Pais.
“Eu me sinto feliz e preenchido por vê-los bem recepcionados, e pelo Tribunal promover essa ação por eles, como sinal de reconhecimento ao que já foi pelo por eles pela sociedade” afirmou.
Cantando a vida
O servidor Wallace Gadêlha, da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI), ministrou a palestra Quem canta seus males espanta. Ao som de um violão e de forma inusitada, ele cantou músicas infantis e tradicionais, como A canoa virou; Atirei o pau no gato; O cravo brigou com a rosa, e Nana neném.
Wallace afirmou que cantar é uma forma de combater o estresse e a depressão. Em seguida, o palestrante elogiou as atividades que o grupo pratica no Sesc, como automassagem, meditação, costura, dança e crochê. Ele ressaltou a importância dessas atividades para que os idosos tenham mais qualidade de vida.
Em movimento
Após a palestra, algumas senhoras do grupo fizeram uma apresentação de dança ao som de Uptown Funk, de Mark Ronson e Bruno Mars. No momento do lanche, eles assistiram ao vídeo da última visita feita pelo grupo ao STJ, no primeiro semestre de 2018.
Houve também um momento de meditação e o depoimento de Dona Terezinha: “Pratico meditação há três anos no Sesc do Guará; sinto os efeitos positivos na musculatura e nos movimentos, além de ajudar no combate à minha ansiedade”.
Eles encerraram as atividades, em visita à exposição A parte e o todo, do artista plástico Pablo Manrique, em cartaz no Espaço Cultural STJ até 6 de setembro.