O Plano STJ 2020 estabeleceu diversas práticas de governança e fixou os objetivos administrativos do Tribunal. Entre os seus desdobramentos está o alinhamento estratégico, que visa fortalecer a governança institucional, facilitar o trabalho conjunto das unidades do Tribunal e melhorar a utilização de recursos e pessoal. Diversas unidades já entraram nesse processo e agora mais uma participa desse esforço: a Secretaria de Auditoria Interna.
Painel de contribuição
O trabalho foi concluído em maio, liderado pelo secretário da AUD, Diocésio Sant’Anna, com a equipe do gabinete. A Auditoria já tinha seus planos: Diretor e Operacionais aprovados, como previsto na Resolução STJ/GP n. 2/2018; e foi o suficiente para o setor adequar esses planos à metodologia do alinhamento estratégico. O método utiliza-se de “painéis de contribuição”, que indicam as atividades, as vertentes, as metas e os seus níveis de cumprimento. O painel da AUD, representado graficamente no Radar de Estratégia, pode ser acessado aqui.
A expectativa é que a novidade facilite o trabalho da AUD e aumente a integração com outros setores. “O alinhamento dá uma melhor visualização da contribuição da unidade para alcançar a missão institucional do Tribunal da Cidadania, com o acompanhamento dos objetivos e indicadores, e dos planos diretor e operacional da AUD”, apontou Diocésio.
Com a Auditoria, são 19 unidades se alinhando às estratégias definidas no Plano 2020. Em média, 92% das metas jurídicas do primeiro trimestre foram cumpridas. A unidade pretende atingir em 2021 o patamar de 20% de esforço de consultoria. Atualmente, esse nível está em 3%.
Mais informações sobre o desempenho estão disponíveis nos ramais 8063 ou 8551, ou na página do projeto na intranet.