Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

10 de maio de 2019 - ed. 1105

Investindo no clima organizacional
 

Na reunião realizada em 29 de abril, o Comitê Gestor do Clima Organizacional aprovou as diretrizes para a Pesquisa de Clima Organizacional de 2019 e discutiu as medidas implementadas com base na pesquisa mais recente, aplicada em 2017. O Comitê é presidido pelo diretor-geral do Tribunal, Lúcio Guimarães Marques. Ele destacou a importância da pesquisa de clima para ouvir a opinião dos servidores e subsidiar projetos voltados para a melhoria no ambiente de trabalho do STJ.

Também participaram da reunião: o secretário-geral da Presidência, Zacarias Carvalho Silva; a diretora da Escola Corporativa do STJ, Waldelice Poncioni; o assessor-chefe de Modernização e Gestão Estratégica, Luiz Otávio Borges de Moura; a secretária de Gestão de Pessoas, Solange da Costa Rossi; a secretária de Orçamento e Finanças, Fabiana Bittes Veyl; o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Humberto Pradera; entre outros integrantes do Comitê.

Pesquisa e iniciativas

Durante a apresentação, o grupo ressaltou a relevante participação na pesquisa de 2017 – 1.219 respondentes –, o equivalente, na época, a 40,32% do quadro funcional. Esse patamar representou um aumento de 21,33% nas participações em relação à pesquisa anterior.

Entre as ações já implementadas – com os subsídios da pesquisa de 2017 – estão a criação de indicadores setoriais de satisfação e o comprometimento com o trabalho, o aumento do número de ações de educação corporativa com instrutores internos, a concessão de bolsas de idiomas estrangeiros, a realização da 1ª turma do Programa de Formação de Sucessores – na trilha da gestão, a regulamentação e implementação do Teletrabalho e o Programa de Valorização do Servidor.

Destacaram-se como outras ações de melhoria desenvolvidas pelo STJ após a pesquisa  o Programa Equilibra, a Criação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, e a reforma das guaritas – incluindo a troca das catracas nas portarias.

Objetivos de 2019

A pesquisa de 2019 será realizada no período de 3 a 21 de junho. Nesta edição, o desafio é aumentar o número de respondentes e, com isso, obter muitos insumos para implementar ações de melhoria do clima mais próximas das necessidades dos servidores do STJ.

Na programação de 2019, entre os dias 11 e 13 de junho, há previsão de sorteios de brindes aos respondentes, frutos de uma parceria com a Faculdade Unyleya.

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).