A XV Corrida do Judiciário, evento conjunto com o 18º Encontro de Corredores do STJ, realizada em outubro de 2018, contou com a participação de 300 inscritos. Foram dois percursos de corrida, de dez e cinco quilômetros, e um de caminhada, com dois quilômetros e meio.
O evento, organizado pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), contou com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (Labre).
A largada foi dada pelo diretor-geral do STJ, Lúcio Guimarães Marques, que destacou a importância de eventos dessa natureza para a promoção da saúde e para a melhoria das relações no trabalho.
A corrida reuniu participantes de todas as idades e de diversos órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público. Segundo Lúcio Guimarães, “o STJ é um exemplo no setor público em promover a qualidade de vida dos servidores”.
O secretário da SIS, Bonfim Abrahão Tobias, afirmou que o evento traz benefícios para a saúde física e mental dos participantes. “Os servidores podem se congregar, conhecer pessoas de outros órgãos durante um ato de lazer e trazer suas famílias”, disse ele, lembrando que o exercício é importante fator de prevenção de doenças cardiovasculares e de aumento da longevidade.
Entre os primeiros
Um dos vencedores da corrida foi Urubatan Silva, ganhador no trajeto de dez quilômetros nos últimos três anos. Ele começou a participar graças à esposa, servidora no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Urubatan completou o percurso em 38 minutos e 32 segundos. Sobre a prova, disse que “tem um percurso desafiador, num local muito bonito”.
Entre as mulheres, a primeira colocada no trajeto de cinco quilômetros foi Fernanda Barreto, colaboradora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o tempo de 23 minutos e 54 segundos. Participando pela primeira vez, considerou a prova muito bem organizada. “Acho que o STJ dá um importante incentivo para a prática de esportes. Correr faz bem e é uma atividade muito barata.”
Corrida para todos
Um participante que sempre chama atenção é Gilson Teodoro da Silva, servidor do Superior Tribunal Militar (STM), que começa a corrida carregando seu cachorro Luke nos ombros. “Ele é meu ‘cãochecol’. Na largada ele fica nos meus ombros e depois vai para o chão. Eu pego de novo na chegada.”
Cherry Watanabe Terada, a participante mais idosa, completou o percurso de caminhada. Nascida em 1943, ressaltou que foi a primeira vez que esteve em um evento desse tipo. “Achei o ambiente ótimo, com muita gente bonita e uma organização muito atenciosa.” Disse que participou a convite de um servidor do STJ.
Outro veterano é José Ribamar Martins, de 68 anos, que marcou presença em todas as edições da Corrida do Judiciário. Ele é pai de um servidor da segurança do STJ e fez o percurso de caminhada. “Até hoje não perdi uma corrida, e, se Deus quiser, vou participar de novo em 2019.”
Reveja a lista dos vencedores no site do evento.