A Instrução Normativa STJ/GP nº 14 de 2018 que disciplina a utilização dos dispositivos da Microsoft Office 365 e OneDrive, no âmbito do Tribunal, foi publicada no dia 15 de outubro de 2018. Desde o começo desse mês, as ferramentas digitais de produtividade da empresa estão disponíveis gratuitamente a todos os servidores.
Trata-se de serviços conhecidos pela maioria das pessoas, como os aplicativos Word, Excel e PowerPoint do pacote Office 365, e também o serviço em nuvem destinado a armazenagem e compartilhamento de arquivos (OneDrive for Business).
A IN regulamenta, entre outras questões, as diretrizes e políticas de uso, privacidade, acesso, proibições e termos de responsabilidade. Atualmente, o STJ possui um contrato de licenciamento com a Microsoft em que são disponibilizados vários produtos para usuários autorizados e ativos, entre eles o Office 365 e o OneDrive for Business, sem qualquer custo para o Tribunal.
O serviço de atendimento ao cliente da informática (9393) também pode ajudar os servidores interessados na instalação e utilização dessas funcionalidades.
O que está à disposição?
O Office 365 é a nova versão do pacote Office da Microsoft com aplicativos bem conhecidos do público como Word, Excel, PowerPoint, Outlook. A diferença, porém, é que a nova versão contém recursos de uso em nuvem, possibilitando formas colaborativas de trabalho nos documentos. Os aplicativos, ainda, podem ser utilizados em vários dispositivos (PC, Mac, Tablet ou telefone).
Além da vantagem de poder acessar trabalhos pessoais de qualquer micro, conectado à internet, o Office365 oferece outros benefícios como armazenamento, acesso e compartilhamento de qualquer tipo de arquivo, como documentos, vídeos, fotos e músicas, com outras pessoas. Isso porque junto do pacote está disponível o Onedrive for Business, que é um espaço em “nuvem” (tipo de memória externa) capaz de armazenar grande quantidade de dados.
Outras informações, ligue no ramal 9010.