Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

7 de janeiro de 2019 - ed. 1021

Mais vida!
 

O canudo plástico, usado em refrigerantes e outras bebidas, é responsável por 4% de todo o lixo plástico encontrado no mundo. Dados da ONG Ocean Conservancy afirmam que o canudo foi o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo em 2017. Em 2050 poderá haver mais plástico do que peixe no mar.

Os dados são tão preocupantes que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em junho a campanha #mareslimpos, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a contenção da maré de plástico que invade os oceanos, bem como os rios e lagos.

A vida útil de um canudo é em média de quatro minutos: o suficiente para ingerir uma bebida. Entretanto, por serem feitos normalmente de polipropileno ou poliestireno - materiais não biodegradáveis -, os canudos plásticos podem demorar até 200 anos para se decompor. Além disso, desintegram-se em pequenas partículas – os nanoplásticos -, que são engolidas por animais e, consequentemente, por nós.

Então anote aí: adote uma atitude sustentável com o uso do canudo retornável. Já existem os de metal, de vidro e até comestíveis. Faça a melhor escolha!

Outras informações com a AGS pelo ramal 6754.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).