Na manhã dessa terça (11), o ministro Reynaldo Soares da Fonseca recebeu no seu gabinete a medalha Fran Paxeco, que homenageia personalidades do Maranhão que tenham se destacado no país. Nascido em São Luís e formado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o magistrado recebeu a homenagem do jurista e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), João Batista Ericeira.
O conselheiro ressaltou que o ministro Reynaldo da Fonseca tem se destacado por suas inciativas voltadas para aumentar o acesso à Justiça e a busca de meios alternativos na prestação jurisdicional. “Além disso, o ministro foi um destacado professor da UFMA e uma personalidade importante no Maranhão”, acrescentou Ericeira.
A medalha Fran Paxeco, criada no início de 2018, marcou o centenário da Faculdade de Direito da UFMA. Manuel Fran Paxeco foi jornalista, professor e diplomata português ativo no Maranhão. Ele escreveu diversos trabalhos sobre a cultura e economia, além de ajudar a fundar diversas instituições culturais, como a Faculdade de Direito.
O ministro Reynaldo da Fonseca foi escolhido por uma comissão formada por representantes da UFMA, da OAB seccional do Maranhão, da Junta Comercial e de outras instituições.