O Programa de Assistência à Saúde dos Servidores (Pró-Ser) tem uma ampla rede de prestadores de serviços, como médicos, terapeutas e clínicas em diversas especialidades. Para facilitar o gerenciamento das empresas, um novo sistema on-line está em fase de implementação: é o SIS-PROSER.
O sistema é uma solução informatizada por meio da qual se realizará a gestão das ações assistenciais da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), que envolve atendimentos ambulatoriais e operacionalização do Pró-Ser.
A previsão é que o portal esteja em plena operação a partir de fevereiro de 2019. De acordo com coordenador de Benefícios (CBEN/SIS), Jesus Enir Estigarraga Silveira, a ferramenta possibilitará, entre outras coisas, que os atendimentos aos beneficiários sejam autorizados pelo Programa, via web, aumentando a segurança e agilidade na prestação dos serviços assistenciais pela rede credenciada.
“Isso será possível porque o SIS-PROSER conta com um portal de serviços por meio do qual os prestadores submeterão as solicitações de autorização ao Programa”, esclarece.
Alguns credenciados já estão utilizando o portal de serviços para o envio de pedidos de autorização ao Pró-Ser, e outros preparando-se para iniciar esse novo modelo de relacionamento.
Agilidade
Uma das principais vantagens da inovação é a possibilidade de que exames e procedimentos sejam autorizados de forma on-line, sem a necessidade do beneficiário se deslocar até o Pró-Ser para entregar guias ou outros documentos.
“O próprio prestador irá acessar o portal de serviços inserindo as informações/documentos necessários à autorização do atendimento requerido pelo beneficiário do Pró-Ser, que serão enviados diretamente ao Programa, para análise”, explica o coordenador de Benefícios.
Jesus Enir destaca também que o sistema disponibilizará um portal específico para o relacionamento entre o Pró-Ser e seus beneficiários. “A partir da implantação, situações que hoje são tratadas de forma presencial, poderão a ser resolvidas via web”, afirma.
Segurança
Jesus Enir observa que o sistema aumenta ainda a segurança dos beneficiários em relação aos serviços prestados pela rede credenciada. “Por exemplo, se um beneficiário tiver sua carteira de atendimento extraviada, assim que ocorra a comunicação ao Programa, o bloqueio será automático em toda a rede credenciada, evitando a utilização indevida”, detalha o coordenador.
Ele salienta que a equipe de atendimento do Pró-Ser está sendo treinada para utilizar com eficiência o novo sistema. Além disso, já foram realizados encontros com os prestadores da área médica, no dia 7, e da odontológica, no dia 11, para esclarecê-los quanto à forma de encaminhar os pedidos de autorização por meio do portal de serviços Conecta, que integra o SIS-PROSER.