Artigo da revista científica Science Advances, publicado em 2017, divulgou primeira análise global da produção, utilização e destino de todos os plásticos produzidos no mundo. O estudo revelou a marca de mais de 9,1 bilhões de toneladas desse material, que estão, em sua maioria, em aterros ou oceanos.
Os cientistas norte-americanos responsáveis pelo estudo alertam que, com base no ritmo atual, mais de 13 bilhões de toneladas de lixo plástico serão descartados no meio ambiente até 2050.
Diante desse quadro, instituições públicas e privadas desenvolvem iniciativas sustentáveis no sentido de reverter a situação. Exemplos dessas ações são o uso de materiais biodegradáveis, sugeridos em supermercados.
Uma nova postura
Caso seja inevitável o consumo do plástico, descarte em local correto e contribua para que o material ganhe uma nova chance de voltar à cadeia de produção com a reciclagem.
Siga algumas dicas:
Evite comprar água em garrafa plástica; adote sua garrafinha; use sacolas ecológicas ou biodegradáveis para fazer compras; use canecas ou copos retornáveis; evite os descartáveis; não use canudos de plástico; e compre fraldas de pano.
Mude sua postura e adote um estilo de vida sustentável!
Outras informações com a Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) pelo ramal 6754.