Na última sexta (24), aconteceu no Tribunal mais uma visita do programa Sociedade para todas as Idades. Cerca de 100 idosos do grupo Ginástica nas Quadras de Taguatinga visitaram pela primeira vez a Casa.
O evento se iniciou na primeira parte da tarde, com a chegada do grupo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde foi recebido pela equipe da Seção Educativa e Social (SEDUC/SED), que deu as boas-vindas com entusiasmo.
O grupo foi guiado pelo primeiro andar do Prédio dos Plenários, onde a servidora da SEDUC Jamille Suaiden, gestora do projeto, falou sobre o funcionamento da Casa e jurisprudência. Ela destacou a importância da terceira idade para a sociedade.
Mexer-se sempre
O programa Ginástica nas Quadras existe em todo o Distrito Federal (DF) e tem como público-alvo integrantes a partir dos 14 anos. A equipe de Taguatinga é composta por oito professores e possui várias modalidades, como pilates, hidroginástica, alongamento e ginástica localizada.
As professoras Adriana de Lourdes e Arionete Mendonça auxiliaram o grupo durante toda a visita. Adriana ressaltou que as legislações que beneficiam o idoso são tema frequente nas aulas. “ Essa visita faz com que eles entendam o funcionamento do Judiciário, que será um complemento para eles”, disse.
É importante cuidar do sorriso
Após a apresentação, o grupo foi conduzido ao mezanino do Prédio dos Plenários para assistir à palestra ministrada pela cirurgiã-dentista Patrícia Brant Pacheco, que explicou sobre saúde bucal na maturidade.
A palestrante falou sobre a evolução da odontologia e a mudança na visão da população sobre o tema, pois as pessoas começaram a se conscientizar da importância de cuidar da saúde bucal desde cedo. “Estamos numa fase de transição, caminhando para uma outra época”, constatou Patrícia.
Entre outros cuidados, a dentista frisou aos idosos a importânciade escovar os dentes adequadamente e no mínimo três vezes ao dia. Fazendo a higienização correta, são evitados problemas como gengivite, sensibilidade, mau-hálito e até mesmo questões mais sérias como periodontite.
A palestra foi finalizada com as recomendações da dentista: “Hoje em dia a gente pode e deve cuidar da saúde bucal”.
Aula de cidadania
O grupo presenciou uma sessão de poemas do servidor Washington Marques Dourado, lotado na Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED), que recitou um poema sobre rosas. Em seguida o servidor Marcos Tavares de Oliveira, lotado no Gabinete Ministra Maria Thereza de Assis Moura, falou sobre cidadania e o STJ. “A maior aula de cidadania é a presença de vocês aqui”, finalizou.
Opinião dos participantes
As participantes do grupo Cícera Madeira dos Anjos e América Alves Fraga de Barros gostaram da visita. América comentou animada: “É a primeira vez que eu venho e, para mim, a organização de vocês é esplêndida. A gente lê muito sobre o Tribunal, mas hoje aqui foram tiradas várias dúvidas, então eu achei fantástico. Fiquei encantada com a sala do Pleno, achei muito interessante, pois sempre vi na televisão e hoje eu pude ver como é de verdade”.
Sobre o projeto, Cícera destacou: “É muito importante essa iniciativa do STJ, pois as pessoas de fora podem entrar aqui e ver como tudo funciona”.