Em março deste ano, o Programa STJ Qualidade de Vida completou 18 anos de muita saúde. Criada em 2000 pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS), sob a gestão do ministro Pádua Ribeiro, a iniciativa surgiu como forma de incentivar as pessoas a incorporar práticas de vida mais saudáveis no dia a dia. Desde então, o programa ultrapassa a marca de 30 atividades voltadas ao bem-estar físico e mental de servidores e tem suas ações reconhecidas dentro e fora do STJ.
Para comemorar, a SIS preparou uma programação intensa, de 11 a 15 de junho, com palestras, oficinas e atividades físicas para afastar a preguiça e o sedentarismo. Diante de um programa dinâmico que atende mais de 150 servidores, por ano, em aulas práticas, e cerca de 24 mil, em ginásticas laborais, nada mais justo e oportuno do que celebrarmos!
Viva a vida!
A partir de segunda (11), às 14h, o Instituto de Estética Gláucia Ribeiro realiza massagens expressas, na Praça do Servidor. Para a maioria das atividades que ocorrem ao longo da semana, os servidores deverão utilizar o e-mail [email protected] para fazer suas inscrições. É o caso da palestra O Poder da Autoconsciência, do servidor da Seção de Apoio Administrativo – SIS Sartre Santos, que ocorre às 15h, no Mezanino do Museu. Às 18h, a ‘chapa esquenta’ com o Aulão de Cycling. Atenção, as vagas são limitadas!
Outras atrações, como a Oficina de Artesanato e o Chá com Arte, ocorrem todos os dias da semana. Para completar as festividades: aulas de alongamento e circuito funcional, caminhada do sol e palestra de autoliderança com o professor Felipe Ormond. O encerramento oficial será na sexta (15), na Praça do Servidor, com bolo comemorativo e homenagem às autoridades que contribuíram com o sucesso do programa.
Confira a programação completa do evento.
Sobre o programa
Atualmente, o Programa Qualidade de Vida conta com quatro projetos: Vida Ativa, Laboral, Saúde Financeira e Sempre é Tempo de Aprender. O projeto Vida Ativa, por exemplo, oferece cinco atividades, bastante distintas entre si, que vão desde alongamentos e pilates com bola até exercícios de condicionamento voltados a competições de corrida e torneios de tênis. Ioga, caminhada da lua, cycling e circuito funcional completam o rol de atividades.
O secretário da SIS, Bonfim Abrahão Tobias, destaca a satisfação de servidores que aderiram ao Projeto Vida Ativa em busca de saúde e prevenção de doenças e comprovaram seus resultados. “Temos registros de pacientes que sofriam de problemas como enxaqueca, e até depressão, necessitando de atestados médicos rotineiramente e que, após mudanças de hábitos promovidas pelas ações do projeto, não precisaram mais dessas licenças”, comemora Bonfim.
Entre os maiores benefícios das atividades relacionadas ao programa estão o aumento de capacidade cardiovascular e neurovascular, condicionamento físico e mental, concentração, equilíbrio emocional, diminuição da ansiedade, além do estímulo à prática de atividades e à interação social.
Além das ações atuais, a SIS promoveu inúmeras atividades que deixaram saudade. Quem não se lembra da dança de salão, da natação, do judô e Tai Chi Chuan? Isso sem falar dos projetos ambientais, inclusivos, musicais, antiestressantes e do saudoso coral, entre outros.
Confira a lista com as atividades já oferecidas ao longo desses 18 anos. Vida longa ao Programa STJ Qualidade de Vida!