Uma alimentação mais saudável com o consumo de alimentos orgânicos também contribui para a diminuição do uso de agrotóxicos. A produção desses alimentos visa à sua qualidade e utiliza técnicas que respeitam o meio ambiente, sem a utilização de defensivos e outros produtos químicos.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove desde 2009 a Feira Orgânica, uma oportunidade de disponibilizar alimentos saudáveis e não industrializados aos servidores, colaboradores e visitantes do Tribunal. A Feira surgiu após o sucesso da Semana do Meio Ambiente, evento que os participantes aprovaram e pediram mais.
A iniciativa beneficia a produção e o consumo sustentáveis, além de estimular a atividade do pequeno produtor local e a busca dos usuários do Tribunal por conhecimentos sobre alimentação saudável e melhoria da qualidade de vida. Em 2018, essa ação passa a ser chamada Feira do Pequeno Produtor e terá algumas mudanças no formato de seleção de participantes, as quais ainda estão em análise para implantação ao longo do primeiro semestre.
Procura de novos produtores
“Em razão da crescente procura de novos produtores para participação na feira, entendemos que esse processo deve ter condições igualitárias para todos os interessados”, explica a assessora-chefe de Gestão Socioambiental, Ketlin Feitosa. Agora, o procedimento de escolha dos novos produtores será mediante sorteio por categoria de produto. Os participantes atuais também podem fazer parte do processo seletivo, junto com os demais interessados, e serão definidos critérios objetivos para manutenção da variedade e qualidade dos produtos oferecidos atualmente
A AGS informa que as novas regras ainda estão sendo aprovadas e serão divulgadas detalhadamente em momento oportuno. Por isso, fique atento às próximas edições do VemComigo!
Mais informações com Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS), no ramal 6095.