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STJ - Intranet/STJ - Edições

29 de janeiro de 2018 - ed. 791

De olhos bem abertos
 

Todos os dias, quando as pessoas saem de casa para o trabalho em seus veículos, o que mais querem encontrar é uma vaga em local próximo e seguro. Hoje, o estacionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibiliza 1.368 vagas externas e 556 internas aos seus servidores. Toda a área é monitorada pela Seção de Segurança Ostensiva e de Monitoramento (SESOM/SSE).

De certa forma, os motoristas têm uma sensação de conforto e segurança ao deixarem seus carros nesses locais. Mas, no caso de possíveis inconvenientes como furtos, janelas abertas, alarmes disparados e acidentes, como os proprietários dos veículos são identificados e acionados pela segurança da Casa?

Sempre alerta

A resposta é dada pelo coordenador de Segurança, Jair Pereira. Ele explica que a seção responsável pela vigilância ostensiva nos estacionamentos é a SESOM, que faz rondas diárias e ininterruptas, das 6h às 22h, por meio de suas viaturas. A medida evita sinistros, mas, infelizmente, não consegue afastar todas as situações de risco. Algumas vezes, a equipe de inspeção precisa entrar em contato com o proprietário do veículo para informá-lo a respeito de infortúnios ocorridos na área parqueada.

Quando os agentes de segurança percebem qualquer tipo de irregularidade, eles entram em contato, via rádio, com a SESOM para identificar o dono do automóvel. Nesse setor, encontram-se informações cadastrais referentes à placa e outras características do carro. A questão é que nem sempre os dados cadastrais estão atualizados e isso dificulta o trabalho da seção de tentar reconhecer o responsável pelo veículo.

O coordenador de segurança ressalta que o cadastramento é feito no momento em que os servidores ingressam no Tribunal, contudo, ao longo da carreira, esse banco de dados deixa de ser atualizado. Jair Pereira orienta os servidores a manter o cadastro em dia. Para isso, basta entrar em contato no ramal 8445 toda vez que houver alguma alteração no perfil funcional, como mudança de lotação, por exemplo, ou nos dados do automóvel.

“Hoje existe um cadastro, divulgado pela segurança, periodicamente, para que o servidor informe à unidade de credenciamento os dados do seu veículo que serão lançados no sistema de controle de acesso (SCA) do STJ”, reforça Jair. 

Soluções práticas

Segundo Jair, até o final do primeiro semestre, há previsão de renovação dos sistemas de segurança da Casa. Na ocasião, os servidores serão convocados a atualizarem suas informações cadastrais, inclusive, dados referentes a seus veículos. Softwares, catracas, crachás, entre outros instrumentos de segurança, deverão ser modernizados.

Mesmo com toda preocupação em relação ao patrimônio institucional e pessoal, é importante lembrar os servidores sobre certos cuidados ao deixar seus veículos no estacionamento. Confira algumas dicas: antes de sair, verifique se as portas estão trancadas, o alarme foi acionado, os faróis foram apagados, se o carro está dentro da vaga, ou se não há objetos no interior do veículo. Todos devem se precaver e respeitar as regras de trânsito.

O coordenador lembra ainda que, qualquer sinistro ou problema percebido pelos servidores no estacionamento do STJ, pode ser comunicado à SESOM, no ramal 8989, que funciona 24 horas. 

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