O Superior Tribunal de Justiça (STJ) participou da 3ª edição do Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário, realizado entre os dias 8 e 10 de junho, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE).
O secretário de Auditoria Interna (AUD), Geovani de Oliveira, e o coordenador de Auditoria de Aquisições e Contratações (CAUC/AUD), Diocésio Sant’Anna, representaram o Tribunal. Eles apresentaram as experiências do STJ aos demais órgãos de controle interno.
Cerca de 250 pessoas discutiram, entre outros, temas relacionados à formação dos auditores, ao planejamento estratégico, à melhoria dos processos de trabalho e ao fomento da governança, da gestão de riscos e dos controles das instituições.
O fórum, realizado anualmente, visa disseminar as experiências dos órgãos do Poder Judiciário que representam boas práticas em auditoria interna, conforme os padrões internacionais e as normas e decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o tema.
Profissionalismo e comunicação
Em sua palestra, o secretário destacou as iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento e a profissionalização da unidade de auditoria interna, especialmente no sentido de agregar valor para a administração do STJ, a partir de uma abordagem mais estratégica dos temas avaliados.
“Impressionou-me muito o grau de interesse dos participantes, que representam as auditorias internas do Poder Judiciário brasileiro, e também o alto nível das palestras e debates. Apesar de estarmos vivenciando um momento de restrição de recursos, é importante investir nesse tipo de evento, que traz grandes ensinamentos práticos para a melhoria da eficiência do gasto público e das entregas de serviços para a sociedade. Trata-se, portanto, de investimento, e seu retorno certamente será muito bom para os órgãos participantes”, ressaltou o Secretário.
O coordenador da CAUC, Diocésio Sant’Anna, abordou a relevância da comunicação para o sucesso das ações de auditoria interna. Segundo ele, a forma como as equipes de auditoria interagem com os auditados e comunicam os resultados das auditorias, é questão central para o relacionamento construtivo entre a unidade de auditoria interna e as diversas instâncias de governança e de gestão dos órgãos.
Para Diocésio, é inegável a riqueza das experiências trocadas nesses fóruns. “Participei de todas as edições deste Fórum, inclusive da coordenação do evento realizado no STJ, no ano passado. Estou muito feliz em constatar a evolução dos órgãos em temas tão relevantes, como governança, gestão de riscos e planejamento estratégico de auditoria. É nítido o avanço até mesmo pelo alto nível e abrangência das palestras ministradas”, concluiu Diocésio.
Aperfeiçoamento constante
O primeiro fórum, que ocorreu em 2015, em Cuiabá-MT, foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região e contou com a participação de mais de 120 servidores. No ano passado, o STJ sediou a segunda edição, com a presença de mais de 300 servidores do Judiciário.
Os temas debatidos nesses encontros, além de propiciar o fortalecimento das auditorias internas, visam o aperfeiçoamento da atuação da administração pública, especialmente dos órgãos da Justiça.
A próxima edição do evento está prevista para junho de 2018, em local a ser definido. Para saber mais sobre o III Fórum, inclusive para ter acesso aos slides e vídeos, clique aqui.