“Eu sou aquela mulher a quem o tempo ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar a palavras e pensamentos negativos”.
(Cora Coralina)
“Desejo a todas as mulheres que padecem dessa doença a não desistir da luta pela vida, e para isso, é de suma importância evitar pensamentos negativos e acreditar que tudo pode ser superado com alegria e fé na misericórdia de Deus.”
Com estas palavras a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, abriu a campanha SIS no Outubro Rosa, no dia 6 de outubro na Praça do Servidor. Durante todo esse mês a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) realiza ações com a intenção de prevenir e conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama.
A presidente destacou que a doença aflige pessoas em todas as faixas etárias e, segundo a Agência Nacional de Saúde, é a segunda maior causa de morte no Brasil. “Muitos óbitos poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce e com tratamento tempestivo. Daí a importância dessas ações, como a que estamos abrindo hoje”, disse Laurita.
Para a ministra é preciso que as mulheres se conscientizem sobre a importância da prevenção. “Faço um apelo a nossas ministras, servidoras e colaboradoras a aprender, praticar e ensinar as suas amigas, irmãs, e filhas o autoexame, primeiro passo para o diagnóstico precoce e para a cura da doença”, afirmou.
Laurita observou, ainda, que a doação de cabelos e lenços representam pequenos gestos que auxiliam na recuperação emocional das pessoas que se submetem ao penoso tratamento quimioterápico.
Priorizar a vida
A ministra Assusete Magalhães ressaltou a atuação do tribunal em priorizar a saúde de seus servidores. “Elogio a iniciativa da presidente Laurita Vaz. É preciso que a administração volte os olhos para os riscos dessa doença, que tem dizimado muitas mulheres”, pontuou.
No mundo inteiro varias entidades se mobilizam em torno da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, informou o chefe da Seção de Medicina Preventiva (Semep/SIS), dr. Daily Margoto Filho.
Segundo o médico é papel da SIS a realização dessas ações preventivas, como os exames periódicos que são fundamentais para a identificação precoce da doença e, assim, maior chance de cura. Daily afirmou que a estimativa é de que serão diagnosticados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil, “daí a importância lançarmos mão desse tipo de iniciativa”, observou.
Estiveram presentes, também, a diretora-geral Sulamita Marques, o secretário-geral da presidência, Marcos Aurélio Brayner, a coordenadora de Assistência Odontológica (CAOD/SIS), Madalena Borges, e o presidente da ASSTJ, o servidor Wite Franco Vilela, além de servidores e demais convidados.
“Estou doando amor, não só cabelo”.
A Praça do Servidor mudou o seu cenário. Balões e estandes mudaram a rotina de quem passou por lá.
Sandra Tereza de Azevedo Carvalho, colaboradora que trabalha no gabinete da SIS, foi a primeira que doou o seu cabelo. Estou doando amor e não só cabelo. Com esta ação a gente contribui um pouco para amenizar a dor do outro”.
Para a servidora da Seção de Arquitetura (Searq/SAD) Maria Helena Pereira essa é uma campanha de solidariedade. “Os cabelos são a moldura do rosto e revela a personalidade da pessoa”, relatou a colega. Outra doadora, a servidora Patrícia, afirmou ser a doação um ato de amor e carinho. “É uma oportunidade de doar algo que para nós é tão fácil”.
A funcionária do Instituto de Câncer de Brasília (ICB) Iraima Araújo, responsável pela demonstração do auto-exame na prótese de silicone, Mamamiga, esclareceu que o exame deve ser feito pelo menos uma vez ao mês, logo depois da menstruação. Ela recomendou ainda, a consulta anual ao mastologista.
A servidora do Pró-Ser Sebastiana Guimarães passou pelo estande e convidou os colegas a participarem da ação.
Todo material arrecadado será doado para a Abrace, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília e o Instituto Quimioterapia e Beleza.
Informações sobre a doença foram passadas na palestra da enfermeira do ICB, Marli Peixoto.
Próximas ações
A campanha continuou durante todo o mês de outubro, entre os dias 7 e 28/10. Para realizar os cortes de cabelo as marcações devem ser feitas no salão da ASSTJ, pelo ramal 8382.
O posto de arrecadação dos lenços passa a funcionar na recepção da SIS, durante o horário de expediente do tribunal.
Outras informações com a Coordenadoria de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP), pelo ramal 9963.
Fotos: Gustavo Lima