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STJ - Intranet/STJ - Edições

20 de janeiro de 2017 - ed. 552

Sinal verde para a rede sem fio do Tribunal
 

A internet é, atualmente, uma das mais importantes ferramentas que todos necessitam para a execução de seus trabalhos e processos de comunicação.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) disponibilizou em setembro de 2016, no Tribunal, uma rede sem fio que pode ser utilizada por advogados, jornalistas, usuários da biblioteca, visitantes e prestadores de serviços que não tem conta na rede do STJ. A solução é designada de STJ_Visitantes e, por meio dela, esses usuários terão acesso à internet, incluindo o portal do STJ.

Essa forma de acesso às informações em ambiente virtual, além de atender à Lei do Marco Civil da Internet, entra em consonância com a determinação “Receber bem e bem servir ao público”, destacada pela ministra Laurita Vaz, presidente do STJ.

Segundo a Seção de Gerência de Rede (Seger/STI) 4.015 pessoas já se cadastraram para utilizar a rede sem fio “STJ_visitantes”. Além disso, a média de pessoas conectadas simultaneamente é de cerca de 180, considerando-se que, durante o dia, vários usuários entram e saem da rede.

Outra novidade em relação à rede sem fio do STJ, tanto a de visitantes quanto a utilizada pelos colaboradores fixos, foi a melhora na cobertura do sinal. Nos últimos meses foram reposicionadas algumas antenas e, em dezembro, foi realizada uma licitação para adquirir novos pontos de acesso. Os equipamentos são mais modernos e serão utilizados para atender as áreas onde há maior concentração de usuários. A Seger informou que está prevista a chegada desses equipamentos até o final de março de 2017.

Mudança para melhor

José Henrique Macedo Soares, chefe da Seção de Gerência de Rede (Seger/STI), unidade responsável pela criação e implantação da solução, explicou a diferença entre as duas redes sem fio do STJ, STJ_Convidados (anterior), e a STJ_ Visitante(atual).

“A nova rede é destinada aos visitantes. Os servidores, estagiários e terceirizados que têm nick na rede devem utilizar a rede sem fio STJ. Existia a rede STJ_Convidados, que era muito complexa, e para acessá-la era necessário se dirigir a um atendente e preencher um cadastro”, observou José Henrique, que complementou. “A antiga rede foi extinta no momento em que a STJ_Visitantes entrou no ar”.

Além de atender ao público das sessões de julgamentos e também aos grandes eventos na Casa, que recebem, muitas vezes, cerca de 600 pessoas em seminários, lançamentos de livros, entre outros, a rede trouxe benefícios operacionais.

“Antes tínhamos que abrir uma rede exclusiva para esses eventos, procedimento que gerava uma série de problemas, os quais, com essa rede, não existirão mais. Esse sistema simplificou o trabalho no Auditório Externo, no Espaço Cultural, no Museu”, explicou José Henrique.

Fácil acesso

/docs_intranet/noticias/20160920/v_JAS0633.jpgA nova rede STJ_Visitantes apresenta uma interface simples e intuitiva, permitindo que a própria pessoa se cadastre, processo similar ao acesso à rede sem fio em shoppings e aeroportos, mas mantendo a segurança de uma rede institucional.

O acesso pode ser feito por smartphones, tablets ou notebooks em qualquer parte do STJ.

As servidoras Fernanda Klarmann e Adriana Bastos, à época na  Seger, possibilitaram a implantação desse serviço. Segundo a equipe, o acesso à nova solução não necessita de login a todo momento, como acontecia anteriormente.

O usuário ao entrar no Tribunal, já verifica em seu dispositivo móvel a existência da rede STJ_Visitantes, faz seu cadastro e conexão.

Adriana Bastos destacou que essa forma de acesso gera economia para o STJ. “Utilizamos um software livre, sem custo; e liberou atendentes na Biblioteca e na Seção de Apoio aos Advogados que faziam o cadastro dos usuários”, detalhou a servidora da Seger.

Ainda, de acordo com a equipe, a rede é totalmente isolada, permitindo aos usuários somente acesso à internet, impedindo a invasão aos sistemas internos.

A rede melhorou a segurança, possibilitando a auditoria dos acessos dos participantes de forma mais efetiva, respondendo a uma demanda legal. “Todos os acessos realizados por meio desta rede são registrados para atendimento a eventuais solicitações de auditoria, em cumprimento à Política de Segurança da Informação do STJ e à Lei do Marco Civil. Também foram implementados alguns controles de conteúdo, para garantir a qualidade do serviço e a segurança de rede de computadores do STJ”, pontuou Fernanda Klarmann.

E o suporte?

A Central de Atendimento da STI oferece suporte aos usuários que possam ter dúvidas quanto ao acesso ou em caso de problemas técnicos. Basta que o visitante entre em contato com o ramal 9393.

Mais informações com a Seger pelo ramal 9438, 9085 ou 8939.

 

Matéria com atualizações e publicada originalmente no dia 20 de setembro de 2016.

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