O STJ promoveu, nos dias 23 e 24 de agosto, mais uma ação de descarte de documentos promovida pela Seção de Documentos Administrativos (Sedad/SED). Foram mais de cinco toneladas de papel provenientes de diversas unidades do STJ.
O objetivo do descarte é proceder à eliminação dos documentos e processos administrativos que cumpriram os prazos de guarda, com vistas a racionalizar o uso dos espaços físicos e aprimorar a gestão documental com a diminuição do volume de papéis
De acordo com Aparecida do Carmo Santos, chefe da Sedad, para realizar o processo de descarte, a unidade procedeu à análise de parte do seu acervo documental, observando especialmente as normas da Tabela de Temporalidade dos Documentos Administrativos da Administração Judiciária.
“A Sedad selecionou documentos e processos administrativos e os relacionou em listagem de eliminação. Essa lista foi submetida às unidades produtoras para análise e aprovação. Após manifestação das áreas, foi publicado no Diário Oficial da União o Edital de Eliminação, dando ciência ao público externo do processo de descarte”, explica a servidora.
Para preservar as informações contidas nos documentos, o material é inutilizado na presença de servidores da Sedad. O procedimento segue, ainda, as práticas de responsabilidade socioambiental. “O papel triturado é doado para uma cooperativa de catadores com a qual o STJ tem convênio, que recebe o valor arrecadado com a venda do material diretamente da empresa de reciclagem”, destaca a chefe da Sedad.
Edital de Eliminação de Documentos foi publicado no Diário Oficial da União de 1º/12/2015, Seção 3, página 164.
Mais informações com a Sedad pelo ramal 8252.
Fotos: Gustavo Lima