Tipo mais comum de câncer no mundo, os tumores de pele são mais prevalentes após os 40 anos de idade e em pessoas de pele clara. Em 2013, a doença foi responsável por 1.802 mortes no Brasil.
Mas a boa notícia é que, se o câncer for diagnosticado precocemente, a chance de cura passa dos 90%. Para ajudar na prevenção, a Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) do STJ lançou nesta semana uma campanha de prevenção para os servidores.
O médico dermatologista Eduardo Henrique Kouzak Oliveira, que participa da campanha, destaca que Brasília está situada em uma região de elevada altitude e incidência solar, o que exige cuidados maiores da população. “As pessoas devem aproveitar as oportunidades para a se prevenir, como essa campanha do STJ”, diz. Segundo Eduardo Henrique, é importante repetir a campanha regularmente para conscientizar os servidores e aumentar as chances de um diagnóstico precoce.
O dermatologista explica que existem fatores genéticos relacionados à doença, mas que não é tão difícil prevenir o câncer de pele. “Além de exames periódicos, especialmente para pessoas que estão nos grupos de risco, deve-se evitar tomar sol entre 11h30 e 15h, usar bonés e camisetas e aplicar protetor solar. É importante reaplicar o protetor a cada 3 horas, especialmente se a pessoa ficar exposta ao sol por períodos mais longos”, alerta.
De acordo com o médico, as pessoas devem prestar atenção em alterações na pele, especialmente em áreas mais expostas, como o rosto e dorso dos braços e mãos. Ele apontou ainda que os servidores que apresentarem alguma alteração significativa serão encaminhados para outros exames, como biopsias.