Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Vidros

Vidros

O vidro é um material 100% reciclado. Em geral ele é composto por areia (72%), calcário (11%), carbonato de sódio (14%) e óxido de alumina (2%). Em razão disso, pode ser reutilizado e posteriormente servir como matéria-prima para a fabricação de novos vidros, incontáveis vezes, sem que haja perda da pureza ou qualidade.

Contudo, se não há um descarte correto do vidro visando a sua reciclagem são necessários milhares de anos para que ele se decomponha.

No Distrito Federal infelizmente temos uma situação problemática porque não há indústrias de reciclagem de vidro em nossa região, o que demanda o envio dos resíduos recicláveis de vidro para indústrias em São Paulo, Rio de Janeiro ou Santa Catarina. Entretanto, desde 2017, a Green Ambiental tem feito a coleta de vidro em bares e restaurantes do DF, os maiores geradores desse tipo de resíduo, e encaminham esse material para as indústrias de reciclagem.

Quanto aos resíduos recicláveis de vidro gerado nas residências do DF, eles podem ser destinados aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Green Ambiental, localizados em diversos locais da cidade. Nesse caso, não são aceitos vidros planos, vidros laminados e nem lâmpadas. Você pode consultar os PEVs AQUI.

E como descartar vidro quebrado?

Uma das maiores causas de acidentes que ocorrem com os garis e catadores de materiais recicláveis se dá em razão do descarte inadequado de vidros e materiais perfuro-cortantes (agulhas, tesouras, etc). Caso você não tenha oportunidade de passar num PEV para descartar seu vidro, saiba AQUI como descartar vidros de forma segura.

 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).