No dia 1º de junho, é celebrado o Dia da Imprensa, veículo de divulgação de informações essencial e com grande poder de influência na sociedade. A data foi estabelecida em 1999, pela Lei n. 9.831, após o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa, entrar oficialmente em circulação nessa mesma data.
O termo imprensa pode abranger os meios de comunicação como jornais, revistas, rádio e televisão, que têm na base do seu trabalho levar informações de forma imparcial ao público.
Imprensa no Tribunal
No Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Coordenadoria de Imprensa e Conteúdo (CIMP) é a responsável pelas produções jornalísticas para a Intranet – como o boletim eletrônico Conexão STJ, o Jornal Mural e o sistema de Mídia Indoor – e para o Portal, além da interação do STJ com a imprensa externa. Também ficam a cargo da CIMP a organização de coberturas jornalísticas e fotográficas dos eventos relacionados ao Tribunal e de seus integrantes, bem como a produção de notícias referentes a decisões colegiadas proferidas nas sessões de julgamento e as iniciativas e eventos institucionais de relevância. A unidade também coordena a colocação de cartazes em totens informativos.