A oitava edição do Encontro de Gestores de Projetos apresentou, nesta semana, o tema Gestão Orçamentária, com o objetivo de promover a troca de informações entre servidores e atender a um dos objetivos estratégicos do STJ: “aperfeiçoar a gestão orçamentária”, para melhorar a prestação jurisdicional. O evento realizado na modalidade virtual foi conduzido pelos servidores Kelson Rocha, da Secretaria de Administração (SAD), e Paula Nóbrega, da Seção de Planejamento Orçamentário e Financeiro (SPLAN/SOF).
Os instrutores destacaram a importância da gestão orçamentária dos projetos estratégicos. Entre os principais pontos discutidos no encontro, estiveram o Plano Anual de Contratações de Aquisições (PCAq), normatizado pela Instrução Normativa STJ n. 2/2021, e a proposta orçamentária, regulamentada pela Instrução Normativa STJ n. 7/2017. As matérias foram abordadas por meio de dinâmicas em grupo, trocas de experiências e desafios enfrentados pelos gestores na Casa.
Segundo Rogério Cysne, chefe da Seção de Gestão do Portfólio Estratégico (SGESP/SGE), o foco do encontro é a integração entre servidores que participam da execução de projetos. “É possível haver uma troca de experiência e de apoio entre quem desenvolve projetos. Muitas vezes, esses servidores enfrentam os mesmos desafios”, explicou Rogério.
Paula Ramalho destacou que o evento foi muito produtivo com troca de experiências e exemplos práticos tirados do próprio Tribunal. “Acredito que a compreensão das regras orçamentárias e das ferramentas disponíveis auxiliarão os gestores no planejamento e execução de seus projetos", avaliou a chefe da SPLAN, que está à frente do setor desde 2016.