Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

5 de maio de 2022 - ed. 1839

Vacinação contra a gripe está chegando!
 

Na próxima quarta (11), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciará sua 24ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Servidores ativos e aposentados poderão tomá-la nos dias 11 a 13 e 16 a 17 de maio, das 9h às 17h. 

De acordo com o coordenador de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP/SIS), Cledson Reis Silva, a vacinação contra gripe não protege contra a Covid-19, mas protege contra o contágio de quatro diferentes tipos de gripe neste ano.

“Além de proteger contra a maioria dos contágios, mesmo que a pessoa seja infectada, será protegida das formas graves e de óbitos provocados pela doença. Quanto menos pessoas com sintomas respiratórios, menor será a preocupação com o coronavírus. A proteção contra formas graves dá-se, especialmente, nas pessoas com outras doenças, pessoas acima de 60 anos e menores de cinco anos”, afirma.

A Coordenadoria de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP/SIS) informa que servidores que tenham tomado recentemente a vacina de Covid 19 poderão tomar a vacina contra Influenza sem nenhum problema.

Locais de vacinação

A aplicação ocorrerá em dois locais, de forma distinta: pelo sistema drive-thru, próximo ao auditório, pela portaria Golf 1; e pelo sistema de vacinação para pedestres, em ponto próximo ao auditório.

No CJF, a vacinação será realizada em suas dependências.

A SIS ressalta que será necessária a apresentação do crachá e todos os servidores deverão atentar-se para o vestuário, pois não será liberada a entrada com regatas, bermudas ou chinelos. A roupa deverá permitir o fácil acesso à parte superior do braço, a fim de agilizar o procedimento. 

Vacina atualizada

Estarão disponíveis 4.427 doses da vacina quadrivalente, composta por: uma cepa análoga ao vírus influenza (H1N1 - cepa tipo A/Victoria); uma cepa análoga ao vírus influenza (H3N2 - cepa tipo A/Darwin); e dois tipos de cepas do vírus influenza B (Austria e Phuket).  

A vacina tem sua composição revisada anualmente a fim de conferir proteção contra os tipos virais circulantes mais comuns. Assim, a vacina oferecida em 2022 está atualizada em relação aos anos anteriores, conforme definição da OMS. 

Portanto, mesmo quem se vacinou no final de 2021, devido ao surto de gripe fora de época naquele período, deve tomar a vacina este ano.  

Para ter acesso e permanecer nos espaços físicos do tribunal, ministros, servidores, estagiários, colaboradores e o público externo deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital (por meio do aplicativo ConecteSUS), comprovando as duas doses da vacina – ou a dose única, a depender do fabricante, conforme determinação prevista na Instrução Normativa (IN) STJ/GP n. 18/2021. No caso de pessoas com contraindicação da vacina contra a Covid-19, o acesso poderá ocorrer mediante apresentação de relatório médico justificando a restrição à imunização, conforme Resolução STJ/GP n. 33/2021.

Outras informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Saúde Ocupacional e Prevenção (CSOP), nos ramais 9277 e 9278.

Conheça a cartilha sobre o assunto, preparada pela CSOP.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).