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STJ - Intranet/STJ - Edições

24 de janeiro de 2022 - ed. 1772

Comunique-se melhor!
 

A pandemia chegou e, com ela, uma nova modalidade de trabalho: o remoto, que ganhou espaço. Com esse novo formato laboral, surgiram desafios – e um deles foi a comunicação pela internet.

No contexto atual, em que o retorno ao trabalho presencial tem sido progressivo, o trabalho remoto vem sendo transformado por um aumento de teletrabalhadores e as equipes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) precisam lidar, cada vez mais, com um grupo misto: presencial e a distância. Uma comunicação efetiva é primordial nesse cenário, pois, por meio dela, que os desempenhos são acordados e acompanhados.

Mas, afinal, como se comunicar a distância? Mesmo que a maioria das pessoas estejam acostumadas com os recursos tecnológicos de comunicação, essa não é uma realidade para muitos servidores e, tratando de situação de trabalho, as dificuldades podem aparecer.

Assim como no home office, é importante cercar-se de alguns cuidados para se comunicar pela internet com clareza e eficiência. Pensando nisso, a Seção de Gestão de Desempenho e Carreira (SEDEC/SGP) preparou uma lista com valiosas orientações para auxiliar nesse processo. 

1. Se um servidor estiver trabalhando a distância, todos também estarão

Nesse formato, a comunicação precisar ser remota. No Tribunal, a plataforma Teams é a ferramenta mais utilizada para esse meio. Todas as informações relevantes para a equipe precisam estar atualizadas e disponíveis, para que as decisões sejam tomadas de forma mais consciente e assertiva,  e os desempenhos esperados estejam acessíveis e claros.

2. Sem barreiras de horários 

Apesar da equipe não estar trabalhando lado a lado, no mesmo momento, existe um objetivo comum, estabelecido entre gestor e servidor. Com isso, as rotinas precisam ser alinhadas para que cada um tenha clareza e autonomia para executar as suas atividades. 
Independentemente de a comunicação acontecer simultaneamente ou com um intervalo de tempo, todos da equipe devem ser capazes de se comunicar com objetividade e toda a informação deve estar disponível. Não economize palavras, porque, nesse caso, a comunicação precisar ser a mais completa possível.

3. Comunicar-se sempre!

Comunique sempre que achar preciso, sem, necessariamente, atrapalhar o desempenho do colega. Não espere uma reunião para tratar de um assunto importante. E, nos casos em que for possível, evite o senso de urgência. Em grande parte das comunicações, não há necessidade de uma resposta imediata. Com organização, as pendências podem ser resolvidas com um prazo coerente e sem interferir na autonomia de cada servidor. Por fim, utilize as ferramentas institucionais para evitar o imediatismo que tende a ocorrer nas comunicações pessoais, como o aplicativo WhatsApp ou um telefone celular.

Outras informações podem ser obtidas na SEDEC, pelo ramal 9633.

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