Hoje, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Idoso. A data foi estabelecida, em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas, lembrando o compromisso de proteger e cuidar dessa parcela da população.
A data tem significado ainda mais relevante no Brasil, pois neste dia também se comemora a publicação do Estatuto do Idoso – Lei n. 10.741 –, que, entre muitas causas, defende a preservação da saúde física e mental desse público.
Tribunal da Cidadania
No Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED) e a Seção Educativa e Cultural (SEDUC) reforçam essa missão por meio do programa Sociedade para Todas as Idades (SOIDADE), que atende grupos da terceira idade desde 2004, ofertando informações relevantes capazes de promover a cidadania, a valorização dos idosos e o combate à violência e à discriminação.
Cerca de 12 mil idosos participaram dessa experiência, que recebe grupos do DF e do Entorno no ambiente da Corte. Profissionais das mais diversas áreas – como gerontólogos, educadores e ministros – trabalham temas e questões fundamentais previstas na legislação destinada aos idosos, além de assuntos como trabalho, previdência social, autonomia, independência e inclusão social.
Segundo Evanildo Rocha, coordenador de Memória e Cultura em substituição, projetos como o SOIDADE representam um enorme esforço de disseminar práticas construtivas em relação a essa população, e propagar a reflexão e a sensibilização da sociedade quanto às questões do envelhecimento.
“Precisamos levar adiante a conscientização de todas e todos quanto a responsabilidades e desafios que temos no tocante a esse grupo social, considerando o respeito essencial, a proteção, os cuidados e a sua qualidade de vida. Pensar essas questões é uma tarefa de todos nós”, ressalta.
É tempo de comemorar
Desde o início da pandemia da Covid-19, as visitas presenciais ao Tribunal da Cidadania foram suspensas, sendo necessária a adoção de eventos virtuais para continuar levando informações essenciais aos idosos.
O próximo encontro virtual voltado para a terceira idade está marcado para 8 de outubro, contando com a participação de vários grupos relacionados.
De acordo com Rosimeira Lopes, integrante do SOIDADE, o Dia Internacional do Idoso será celebrado no evento com muita alegria. "O objetivo é que a gente tenha perspectiva do reconhecimento dos direitos e da valoração do relevante papel que esse público tem a desempenhar no conjunto da sociedade”, esclarece.