Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

11 de junho de 2021 - ed. 1620

Mais informação e acessibilidade!
 

De olho nos valores do Tribunal da Cidadania, a partir desta segunda  (14) você poderá receber a Lista de Transmissão ConexãoSTJ também em áudio. A novidade é fruto da parceria entre a Coordenadoria de Imprensa e Conteúdo (CIMP/SCO) e a Coordenadoria de TV e Rádio (CRTV/SCO), e será agregada à lista já  enviada diariamente aos servidores, colaboradores e estagiários inscritos via WhatsApp.

De acordo com a assessora de Comunicação Interna, Karla Arêdes, são essas pequenas mudanças na rotinas que contribuem para o fortalecimento da cultura da inclusão no STJ. “São avanços que constroem gradativamente a acessibilidade no Tribunal, promovendo a inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência visual”, esclarece. 

  

Segundo Eduardo Moura, o coordenador da CRTV, a ideia nasceu do compromisso da unidade em levar informação ao maior número de servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal. “A lista de transmissão em áudio busca atingir principalmente os profissionais do STJ que apresentam algum tipo de deficiência visual e que tenham dificuldade em acessar o conteúdo em texto. A ideia é fazer algo alinhado com o conteúdo em texto e áudio”, explica.

Essa preocupação também se estende a outros meios. Grande parte dos vídeos publicados na intranet e no canal de Youtube do Tribunal contam com tradutor de libras e transmissões ao vivo, como sessões de julgamentos, seminários ou eventos institucionais também possuem intérprete de libras. Para o coordenador da CRTV, a novidade é “apenas o primeiro passo para oferecer produtos de vídeo e áudio 100% acessíveis”.  

Acessibilidade no Tribunal

Atualmente, o STJ conta com 25 trabalhadores com algum tipo de deficiência visual que serão contemplados com a novidade. Além disso, desde 2003, ações que visam a inclusão e a acessibilidade são realizadas — o que resultou na criação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI), por meio da Resolução STJ/GP n. 10, de 29 de agosto de 2018.

Para o servidor da unidade Wallace Gadêlha, o ConexãoSTJ já faz parte da rotina inicial de trabalho e a lista de transmissão em áudio é uma forma de melhorar ainda mais os serviços da Comunicação.

“De maneira especial, a utilização de recursos de áudio para veicular notícias oficiais do Tribunal amplia de maneira considerável os espaços de interação e acessibilidade destinados aos servidores da Casa que apresentam alguma deficiência visual. A Comissão de Acessibilidade e Inclusão felicita a iniciativa e agradece aos mentores dessa ideia tão simples e eficaz”, declara Wallace.

Faz diferença!

Elinaldo Paiva, também do time da Coordenadoria de Acessibilidade, é um dos servidores com deficiência visual que se mostram empolgados com a novidade. Segundo ele, muitas vezes o computador não decodifica algumas informações, dependendo do arquivo. “Já no WhatsApp, eu não tenho dificuldades, consigo ter total acesso à informação. Então, nesse ponto, é um ganho para mim”, explica.

Recentemente, a ACI começou a utilizar o aplicativo para melhor atender às demandas de acessibilidade. O serviço ainda está em fase de testes. “Toda inovação no STJ à qual o deficiente visual tenha acesso é motivo de grande alegria para a gente, porque nos sentimos inclusos nesse meio”, opina Elinaldo.

Como fazer parte?

Para receber os destaques diários do ConexãoSTJ, tanto em texto quanto em áudio, basta adicionar aos seus contatos o número (61) 99837-9384 e, em seguida, enviar uma mensagem pelo WhatsApp, informando seu nome completo e a unidade em que trabalha. As notícias são enviadas de segunda a sexta-feira.

Você também pode contribuir sugerindo pautas para o ConexãoSTJ. Para isso, envie um e-mail para comunicaçã[email protected]. Maiores informações ou esclarecimento de dúvidas estão disponíveis no ramal 8278.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).