Já está disponível a terceira edição da revista Panorama STJ – Matérias especiais do site, ano 2018. Adoção à brasileira, aposentadoria do trabalhador rural, tráfico de drogas e crimes pela internet são alguns dos assuntos da nova edição.
Organizada pela equipe da Coordenadoria de Imprensa e Conteúdo (CIMP) da Secretaria de Comunicação Social (SCO), a publicação reúne as matérias especiais divulgadas aos domingos no site do tribunal – produto que existe desde 2008 e se consolidou no meio jurídico como fonte de consulta. O projeto gráfico da publicação é da Coordenadoria de Multimeios (COMM/SCO).
O servidor da CIMP Rodrigo Lopes, que faz a pré-produção dos temas da revista, destaca como ponto importante da publicação o fato de a seleção dos temas especiais não ser feita de forma aleatória. “A produção das matérias é baseada em uma seleção de assuntos importantes para a comunidade jurídica, mas também a partir de temas que têm impacto social”, ressalta.
A foto de capa foi de Lucas Pricken, produzida em parceria com Emerson Juvêncio (fotógrafos) e com Carlos Felippe Quintanilha ( designer), colaboradores da CIMP. "A intenção era fazer a foto, com o efeito de rastro de luz. O resultado ficou melhor que o esperado, pois no momento da foto, um carro estava saindo, no sentido contrário ao nosso, e assim as luzes dos faróis se cruzaram. Usei a máquina em baixa velocidade para dar esse efeito na luz. O Carlos Felippe finalizou a produção, com a intensificação dos raios", explica Lucas.
A diagramação ficou com servidor Daniel Monteiro, da COMM. Daniel entrou no processo de finalização para dar forma e cor às páginas. “Foi um imenso prazer para mim dar forma ao compilado de notícias da Revista Panorama 2018”.
Jornalismo
Segundo Elaine Rocha, coordenadora de Imprensa e Conteúdo, durante a produção da Revista Panorama, a equipe da CIMP tem a oportunidade de resgatar o lado jornalístico da unidade. Ela explica o processo de trabalho.
“Cada tema de especial passa pela discussão com o editor, a área de atendimento à imprensa, redatores; pela pré-produção, que envolve pesquisas de jurisprudência e sobre o tema de modo geral, até chegar às mãos de um dos redatores, que dará vida ao texto, fruto de estudo de cada decisão nele enumerada. Depois, ainda temos as fases de edição, revisão, e de produção e pesquisa de imagens e cards”, detalha.
Cada especial aborda um tema jurídico, trazendo os julgados mais representativos da jurisprudência da corte em linguagem que concilia simplicidade e exatidão. Tanto os operadores do direito quanto os leitores não especializados podem se informar sobre os principais entendimentos do tribunal acerca do tema e acompanhar a evolução de suas posições jurisprudenciais.
Conquista
“Para quem ama escrever, a produção de uma especial de domingo como as notícias que estão na Revista Panorama é o momento em que você consegue unir a informação importante para o leitor em um texto extenso, mas que o conquista a ler até o fim, em tempos de busca por informação de consumo rápido”, define Elaine Rocha.
Enriquecida com ilustrações e links para a legislação e para os processos citados nos textos, a Revista Panorama STJ tem formato digital e pode ser acessada em computadores, tablets e smartphones.
Confira as edições:
Panorama STJ: Ano 2018
Panorama STJ: Ano 2017
Panorama STJ: 30 anos, 30 histórias