Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino e Rogerio Schietti Cruz são os convidados da estreia do novo programa produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do STJ (CRTV): o Entender Direito.
O programa de entrevista, antes produzido apenas no formato de podcast, ganhou novo formato e agora terá transmissão em vídeo, no canal do STJ no YouTube, e na grade da TV e da Rádio Justiça.
O Entender Direito é o primeiro programa multiplataforma do STJ. De acordo com a secretária de Comunicação, Cristine Genú, esse formato de programa possibilita ampliar cada vez mais as ações do Tribunal.
“A ideia é explorarmos todas as formas digitais de comunicação, seja redes sociais ou plataformas de áudios. Assim, a Comunicação Social do STJ amplia cada dia mais a divulgação das ações do Tribunal da Cidadania”, explica.
O Entender Direito estreia nos formatos de programas para a TV e a Rádio Justiça, além de versão de podcast, que será publicada em diversas plataformas de áudio e da publicação no canal do STJ no YouTube. Segundo o coordenador da CRTV, Eduardo Moura, o programa foi gravado de forma remota.
“Seguindo uma tendencia neste período de pandemia e visando a segurança e saúde de todos, tanto apresentadores quanto os entrevistados fizeram suas participações de casa. Assim, evitamos qualquer tipo de aglomeração”, destaca o coordenador.
No primeiro programa multiplataforma, os jornalistas Thiago Gomide e Samanta Peçanha conversam com os ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Rogerio Schietti Cruz. Os magistrados respondem a perguntas relativas ao papel do STJ na uniformização da jurisprudência infraconstitucional e à importância da gestão de precedentes qualificados.
Segundo a diretora de programas da CRTV, Danielle Lombardi, os institutos previstos no Código de Processo Civil para o julgamento de litigâncias repetitivas, a sistemática do julgamento dos recursos repetitivos e a importância do engajamento dos tribunais brasileiros na aplicação dos precedentes qualificados são alguns dos assuntos abordados na conversa.
“O programa vai explorar a competência do STJ como tribunal uniformizador da legislação infraconstitucional brasileira. A proposta é trazer ministros e juristas renomados para discutir temas que fazem parte da rotina de julgamentos da Corte”, explica.
Para conferir o programa, acesse o canal do STJ no YouTube. Na TV Justiça, ele tem veiculação toda quarta-feira, às 10h, com reprises aos sábados, às 14h, e às terças-feiras, às 22h. Acompanhe também nas plataformas de áudio (Spotify, Deezer, Apple Music, Google e SoundCloud).