Com o objetivo de trazer mais transparência e simplificar a apresentação de informações sobre as iniciativas estratégicas no STJ, a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) implementa no Tribunal o Painel BI do Portfólio Estratégico. Na ferramenta poderão ser encontradas informações como as unidades gestoras, a vinculação à estratégia, os valores já contratados, os gestores, o percentual de execução, as estimativas de término e um “farol” que indicará o andamento do projeto.
As ações definidas no Plano de Gestão 2020-2022 poderão ser visualizadas de forma gráfica, e os dados, como cronograma e informações orçamentárias, serão atualizados periodicamente, já que estão vinculados diretamente aos lançamentos efetuados pelos gestores.
De acordo com o secretário de Gestão Estratégica, Montgomery Wellington Muniz, além de permitir que todos os servidores da Casa acompanhem a execução dos projetos que a administração elegeu como estratégicos, “o Painel traz uma transparência ativa no âmbito interno do STJ sobre a execução dos projetos estratégicos, permitindo que a alta administração possa acompanhar o andamento e verificar se deve intervir em algum projeto”, analisa.
Ainda segundo o secretário, a ferramenta — que utiliza o programa Power BI —, além de ser um instrumento do Tribunal para alcançar os objetivos estratégicos, é uma forma de prestação de contas aos servidores sobre os atos de administração pública. “Por enquanto, está disponível apenas internamente, mas já está em estudos para disponibilização externa”, afirma.
O Painel do Portfólio Estratégico pode ser acessado pela intranet em: Mais links > Gestão Estratégica > Plano Estratégico > Portfólio Estratégico.
Sugestões sobre a nova ferramenta podem ser enviadas ao e-mail [email protected].