A Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) divulgou o resultado da enquete Quais Mulheres Inspiram Você no STJ?, que integrou a campanha Desafio Feminino – Retratos. As servidoras mais indicadas foram: Bárbara Amorim Sousa Camunã, lotada na Assessoria de Apoio a Julgamento Colegiado da Primeira Turma (AJC); Barbara Brito de Almeida, lotada na Secretaria de Jurisprudência (SJR); e Irlene Márcia Cavalcante Barros, da Seção de Assistência Psicossocial (SEAPS/SIS).
A enquete teve como objetivo destacar o trabalho e a atuação das mulheres que trabalham no Tribunal, como forma de homenageá-las em seu mês.
Reconhecimento
“Desde o início da minha trajetória no Tribunal, procurei desempenhar meu trabalho da melhor forma possível, com o foco nas pessoas que receberiam o resultado dele, tanto partes e advogados, como gabinetes e outras unidades internas.”
A declaração é da Bárbara Amorim Sousa Camuña, assessora lotada na Assessoria de Apoio a Julgamento Colegiado Primeira Turma. Ela ingressou no STJ em janeiro de 2004, quando assumiu como Tecnico Judiciário, e depois passou para o cargo de Analista Judiciário. Há 16 anos, está na Primeira Turma, onde passou por todas as funções até chegar ao atual cargo, de assessora.
“Foi uma grata surpresa saber que sou inspiração para outras pessoas, principalmente por ter sido lembrada nesta época de pandemia, com as sessões sendo realizadas por meio de videoconferência e o trabalho, prestado de forma remota. Mas acredito que isso se deve ao compromisso que tenho com o que faço, buscando sempre ajudar, melhorar, aprender e compartilhar o conhecimento. Depois dessa homenagem, minha responsabilidade aumenta e a vontade de continuar fazendo jus a esse reconhecimento, também”, declara a servidora.
Inspiração
“Saber que eu inspiro outras pessoas foi muito gratificante; é como se eu tivesse colhendo os frutos de tudo que eu plantei, todas as dificuldades, tudo que eu passei, todo o amor dedicado ao meu trabalho, foi retribuído com esse reconhecimento de outras mulheres, que disseram que eu inspiro outras pessoas no STJ.”
Há 17 anos no Tribunal, Bárbara construiu sua carreira dedicando amor ao trabalho e superando os desafios impostos em sua trajetória. Ela começou sua carreira na Coordenadoria da Primeira Turma. Um ano depois, foi para secretaria de Jurisprudência, onde passou por várias seções, até assumir como secretária de Jurisprudência, em 2012.
“Aprendi a fazer muitos trabalhos na Secretaria e a minha função atual representa uma grande realização profissional. Assim como a Secretaria me fez crescer, agora posso retribuir em prol da unidade, e essa troca representa a oportunidade de crescer em conjunto e ver a evolução dos trabalhos feitos na unidade”, conclui a servidora.
Representatividade
Há 25 anos no STJ, a assistente social Irlene Márcia Cavalcante Barros é lotada na Coordenadoria de Saúde Ocupacional e Prevenção. A servidora também se surpreendeu com a homenagem dos colegas de trabalho, principalmente neste período de pandemia, em que o contato entre os colegas e os usuários do serviço de saúde se tornou remoto.
“Sou uma pessoa reservada, mas sempre busquei ter um contato próximo com quem trabalho, mantendo uma relação harmoniosa, respeitosa e profissional”, declara emocionada.
Irlene considera muito importante o destaque feito ao trabalho prestado por mulheres, pois muitas vezes o trabalho de mulheres se torna invisível perante a sociedade, que só destaca a representatividade feminina dentro da família e por isso o reconhecimento da mulher em outras áreas de atuação se torna tão necessário.
“O lugar da mulher é onde ela quiser, precisamos resgatar e assumir a pauta feminista como algo que nos traz a possibilidade de atuar com maior liberdade, maior autonomia e utilizar todo o nosso saber e toda nossa capacidade de ser reconhecida como profissional que inspira”, destacou a servidora.