Na última sexta (5), os novos estagiários do Superior Tribunal de Justiça (STJ) participaram da tarde de ambientação pela plataforma da Microsoft, Teams. O evento contou com a presença da equipe da Seção de Movimentação de Pessoas (SEMOP), que conduziu o evento.
A servidora Eliete Santos, da SEMOP, destacou a importância da ambientação. “Nossa seção procura passar os conhecimentos gerais referente aos estagiários, como portarias, condições do estágio, intranet, períodos de férias. Devido à pandemia, estamos em trabalho remoto e o evento está acontecendo virtualmente, mas estamos ansiosos para voltar e encontrar nossos estagiários”, disse.
Durante o momento de ambientação, foram desejadas boas-vindas dos estagiários, com as devidas orientações. Também foram partilhadas as experiências dos novatos nos primeiros dias de trabalho.
A nova integrante da Comunicação Interna, Ingrid Luján, que está no 6º semestre de Comunicação Social, deu o seu depoimento: “Fui muito bem recebida por toda a minha equipe. Ganhei um tour pelo Tribunal e já estou familiarizada com a dinâmica de trabalho. Não vejo a hora de iniciar o trabalho presencial”, declarou.
A satisfação também foi expressada pelo estagiário de Direito, Marcos Alves, lotado na Coordenadoria de Processos Originários (CPO). “Minha experiência está sendo ótima. O trabalho é bastante prazeroso e tranquilo, meus supervisores e colegas são muito solícitos e acolhedores”, relatou.
Expectativas para o futuro
Os novos integrantes do Tribunal estão com ótimas expectativas para o decorrer do estágio, já que o início foi de muito conhecimento e acolhimento.
“Estou gostando muito da experiência de estagiar no STJ. Espero aprender muito, além de amadurecer de forma pessoal e profissional”, disse Júnia Costa, estagiária do 5º semestre de Direito, da seção de Coordenadoria de Processamento de Recursos (CPRE).
O estagiário Marcos Alves também se mostrou animado com o futuro no STJ: “Minhas expectativas são altas. No momento, ainda tenho muito o que aprender, mas, com a ajuda dos meus supervisores e da equipe, acredito que será tranquilo”, afirmou.
Como ingressar no STJ?
O ingresso de estagiários no Tribunal ocorre por meio de três etapas: prova, classificação e análise de documentos.
A prova acontece anualmente; para participar, basta estar cadastrado no site do CIEE. Por lá, o aluno acompanha os editais lançados e pode se inscrever para realizar o exame. O resultado da avaliação é lançado no próprio site do CIEE. Na hora da convocação do estudante, ocorrem a análise curricular, a análise de processos e a entrevista.
Na última etapa, os candidatos passam por uma avaliação de informações, que é entregue ao STJ. De acordo com o representante do CIEE, Felipe de Paula, os principais critérios de avaliação são língua portuguesa e redação.