Em 15 de dezembro de 2020, foi promovido, pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o Encontro com Estagiários, com o tema Relações de Estágio no Mundo Pós-Pandemia. Devido ao momento atual de distanciamento social, causado pela Covid-19, o encontro foi virtual e foram abordadas questões como a nova forma de se relacionar e o futuro das comunicações e relações interpessoais no estágio no dia a dia.
Participaram do evento 328 estagiários. Destes, 237 responderam ao questionário de avaliação – que abordou tópicos relacionados ao evento e ao Programa de Estágio. Andréia Carla de Souza, chefe da Seção de Movimentação de Pessoas (SEMOP), afirma que, tendo em vista que o STJ tem cerca de 350 estagiários, o evento teve uma participação expressiva. “A avaliação foi positiva e superou as expectativas: aproximadamente 96% dos estagiários consideraram o encontro como ótimo ou bom”, avalia Andréia Carla.
Ao serem questionados se as atividades de estágio correspondem ao aprendizado no curso, 95% dos estagiários responderam que sim. Também foi avaliado o suporte recebido pelo supervisor imediato, e o retorno foi de 95% deles informando que recebiam o devido acompanhamento. Além disso, a qualidade do estágio diante das expectativas dos estudantes foi avaliada em 91,6%. Por fim, 94,5% dos estudantes avaliaram ser útil o aprendizado do estágio para a vida profissional.
Estagiário em desenvolvimento
O encontro é realizado anualmente e complementa a formação pessoal e profissional dos estudantes em estágio supervisionado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento também é uma chance de avaliar o Programa de Estágio Remunerado e de acolher sugestões para aprimorá-lo.
Andréia Carla observa que, além do encontro, são promovidos a Ambientação – uma forma de dar boas-vindas aos estagiários –, palestras e cursos autoinstrucionais – esses últimos, em parceria com o Centro de Formação e Gestão Judiciária.
“A proposta é, cada vez mais, oferecer um programa de qualidade e prepará-los para o mercado de trabalho, contribuindo para seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional”, completa a chefe da SEMOP.
Para mais informações, entre em contato com a SEMOP, pelos ramais 3319-9394, 3319-9493, 3319-8086 e 3319-9492.