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STJ - Intranet/STJ - Edições

7 de maio de 2020 - ed. 1351

Aumentando a acessibilidade
 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é uma instituição comprometida em garantir a acessibilidade aos servidores e à sociedade. Durante a quarentena do Coronavírus, o Tribunal continua promovendo ações que buscam cumprir essa tarefa cidadã.

Para facilitar o atendimento de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e outras necessidades, a Escola Corporativa do STJ (ECORP) alterou seu formulário de inscrição de eventos internos, permitindo a solicitação de atendimento especial. O objetivo é garantir uma experiência de aprendizagem agradável, adaptada e segura. Os interessados têm a opção de marcar se necessitam de alguma providência especial e defini-la no formulário de inscrição. Outra possibilidade é encaminhar um e-mail diretamente para a Escola, no endereço eletrônico [email protected]

A coordenadora da ACI, Simone Pinheiro Machado, destaca que, além de aumentar a acessibilidade, a iniciativa pode aprimorar os serviços da ECORP. “Cada inscrito poderá sinalizar o seu tipo de deficiência e, com base nessa informação, a ECORP poderá gerar mais acessibilidade na prestação dos seus serviços”, observa.

Ela também salienta que a ação é parte do plano que a Escola elaborou quando participou do Projeto Selo STJ de Acessibilidade e Inclusão. “A equipe se envolveu para melhorar a qualidade dos serviços prestados, e agora o público interno e o externo terão a oportunidade de participar da mesma forma nas ações educacionais”, afirma a gestora. Desde junho de 2019, a ECORP obteve a certificação Selo Bronze no Projeto Selo STJ de Acessibilidade e Inclusão, da ACI.

Inclusão no trabalho remoto

Preocupada em garantir a qualidade do trabalho remoto, a Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI) enviou um e-mail para os servidores com deficiência, com o objetivo de levantar as vantagens e desvantagens das atividades realizadas em casa. Segundo a coordenadora da ACI, Simone Pinheiro Machado, o assunto é relevante para ajustar os serviços prestados, pelo Tribunal, referentes a acessibilidade em cada setor.

O STJ também disponibiliza os equipamentos, da estação de trabalho do próprio servidor, para ajudar no trabalho remoto. Para isso, a chefia detentora da carga de patrimônio do equipamento deve encaminhar um e-mail para a Diretoria-Geral ([email protected]). A mensagem deve conter o nome do servidor, o endereço da instalação e o patrimônio das máquinas que serão retiradas.

Após autorização do DG, a Coordenadoria de Suprimentos e Patrimônio (CSUP) criará um bloco de Assinatura no SEI que deverá ser preenchido pelo servidor e por sua chefia, autorizando a retirada do equipamento. O servidor deve vir ao STJ e pedir o desligamento do equipamento para a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (STI), no ramal 9393. Os colaboradores da CSUP podem ajudar no transporte das máquinas até o carro.

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