A Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS/GDG) e a Seção de Copa (SECOP) iniciam o ano de 2020 eliminando os copos plásticos descartáveis no STJ. Os descartáveis vinham sendo eliminados gradativamente, mas estavam disponíveis em áreas de uso coletivo com trânsito do público externo.
A iniciativa faz parte do projeto STJ Sem Plástico, no qual o Tribunal reavalia a real necessidade da aquisição e utilização de diversos itens baseados nesse material na rotina da Corte. Dessa forma, nas ilhas de café localizadas nas áreas comuns serão disponibilizadas, a partir do mês de março, bandejas devidamente identificadas para copos e xícaras de vidro limpos e outra para o recebimento dos itens usados. O usuário deve deixar os itens utilizados no mesmo local onde foram retirados para limpeza.
A AGS também lembra que a utilização de copos, canecas e xícaras próprias continua sendo uma boa prática. Caso o usuário queira pedir copos do STJ para uso na unidade, basta solicitá-los pelo ramal 8080.
As unidades também podem solicitar a higienização dessas louças, acondicionando-as em caixas identificadas com o nome da unidade e solicitando o recolhimento, pela copa, também por meio do ramal 8080.
Mais informações podem ser obtidas com a AGS, no ramal 6754.