Na última sexta (8), o Programa Sociedade para Todas as Idades trouxe mais um grupo de idosos ao Tribunal. Dessa vez, os 53 integrantes do grupo Bombeiro Amigo, de Samambaia, puderam viver momentos inesquecíveis durante a visita.
“Foi tudo lindo e maravilhoso, recebi muitos ensinamentos. O STJ está de parabéns, pois não é em qualquer lugar que nos recebem tão bem!”, disse Ildete Borges, pela primeira vez no Tribunal.
O sargento Abreu, instrutor do grupo, contou que o programa Bombeiro Amigo foi criado em 2001, em várias cidades-satélites. O grupo de Samambaia existe há 10 anos. As principais atividades são dança, alongamentos, caminhadas e roda terapêutica – ministrada por psicólogas.
“Essas visitas são essenciais para os idosos, porque a cada ano as palestras trazem novos temas relacionados a vida deles. Isso é muito importante para que eles possam, no dia a dia, ter mais entendimento de como agir em determinadas situações”, afirmou.
Conhecendo o STJ
Daniel Mendes Pereira, servidor da Seção Educativa e Social (SEDUC/SED), recebeu os idosos e apresentou o funcionamento do Tribunal Pleno. No local, os visitantes puderam vivenciar o momento de poesias proporcionado pelo servidor da Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED), Washington Dourado, que falou sobre o significado da obra Mão de Deus, de Marianne Peretti.
A servidora da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) Estelle Prado, nutricionista, proferiu palestra com o tema Alimentação saudável na maturidade.
Ela falou da quantidade de refeições necessárias e dos alimentos que fazem parte de uma alimentação adequada. Também advertiu aos presentes que cozinhassem mais com os seus netos, pois, segundo o Ministério da Saúde, a modernidade está fazendo com que as pessoas percam as habilidades culinárias.
“Por favor, resgatem! Se vocês não têm esse hábito de cozinhar em família, tragam para dentro da sua cozinha os seus filhos e netos, porque a juventude não sabe cozinhar e se alimenta mal. Então, nós precisamos da ajuda de vocês para alimentar bem toda a população”, ressaltou.
Após a palestra, o grupo recebeu um Kit Cidadania e, em clima de descontração, fez uma apresentação musical. Para se recuperarem da apresentação, o sargento Abreu proporcionou aos idosos uma sessão de alongamentos.