No último dia 12 o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu a visita do embaixador da Universidade de Salamanca (Espanha), Ricardo Muñoz Singi, que veio fazer a doação ao STJ do Dossiê Comemorativo dos 800 anos da Universidade de Salamanca. Ele ressaltou que a obra está sendo entregue às principais bibliotecas brasileiras.
“É uma honra trazer essa obra para abrilhantar ainda mais essa biblioteca do STJ, tão rica, com tantas obras importantes para a história do nosso país”, afirmou.
A obra foi entregue no Gabinete da Presidência e contou com a presença do secretário-geral, Zacarias Carvalho Silva; da secretária de Documentação (SED), Josiane Cury Nasser Loureiro; e da coordenadora da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva (CBIB/SED), Rosa Maria de Abreu Carvalho.
Para a coordenadora da CBID, a obra é uma oportunidade para conhecer a história de uma das mais antigas universidades do mundo. “O livro destaca alguns dos seus ilustres alunos, além de apresentar belas imagens que ilustram bem a trajetória da instituição. Convido os interessados para consultá-la na BDJur”, declarou.
Detalhes sobre a obra
A publicação é um resumo dos 800 anos da Universidade, uma das quatro mais antigas do mundo – ao lado das universidades de Oxford, Paris e Bolonha. A comemoração do VIII Centenário da Universidade de Salamanca, celebrado em 2018, teve um caráter internacional que recebeu a qualificação de Ato de Estado pelo Governo da Espanha.
Ricardo Muñoz ressaltou que passaram pela universidade figuras históricas importantes, como o romancista Miguel de Cervantes, o navegador italiano Cristóvão Colombo e o tenor Plácido Domingo – que recebeu o título de Doutor Honoris Causa. “Foi em uma sala da universidade que Colombo traçou o caminho com o objetivo de descobrir as Índias e chegou até a América”, recordou.
A instituição educacional conta com o posto de embaixador em 17 países estratégicos no mundo, com a função de estabelecer um elo entre essas nações e intermediar os intercâmbios, e costuma receber estudantes interessados nos seus tradicionais cursos de especialização em Direito, além do mestrado e do doutorado.
A obra está disponível na BDJur.
Mais informações podem ser obtidas com a SED, no ramal 9810.