O STJ recebeu na última terça (12) servidores do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo da reunião foi a troca de experiências no âmbito da gestão estratégica. No encontro, o pessoal da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) apresentou a metodologia, o plano estratégico e as práticas de gestão de riscos. Também foram citadas as ações que a Secretaria de Comunicação Social (SCO) realiza com o intuito de ampliar o conhecimento dos servidores sobre a estratégia do STJ.
A coordenadora do Escritório de Análise Estratégica da Secretaria de Gestão do STF, Pamela Edokawa, afirma que a visita acrescentou diversos pontos importantes para agregar ao STF. “A visita é importante para a gente pegar as dicas de quem já está executando o trabalho há algum tempo”, pontuou.
O responsável pelo Escritório Corporativo de Riscos (ECR/AMG), Wilmar Barros de Castro, ressalta a importância da vinda do STF à Casa. “A participação do STF nessa visita é importante para eles identificarem novas experiências e pontos de melhorias, já que eles estão estruturando a unidade deles”, afirmou.
Wilmar ainda apresentou informações de como o Tribunal tem acompanhado um total de 131 riscos em projetos e programas e em processos de trabalho (críticos), sendo que 34% são oportunidades e 66% são ameaças.
Todos unidos
O servidor da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG) Rogério Cysne destaca a excelente oportunidade de trocar experiências com outras instituições públicas. “A visita cria uma ótima oportunidade de fortalecimento das parcerias entre órgãos do Judiciário”, ressaltou.
Segundo Rogério, os visitantes conheceram o trabalho da AMG através do portal do STJ. “Os colegas do STF tomaram conhecimento do nosso trabalho ao visitar no Portal do STJ os guias metodológicos da gestão estratégica e ficaram muito interessados, querendo saber mais detalhes de como é feito na prática”, enfatizou.