Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

28 de novembro de 2018 - ed. 997

Troca de ideias
 

A Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) recebeu, nessa terça (27), representantes da área de projetos da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). O objetivo do encontro, com a unidade vinculada ao Ministério da Defesa, foi trocar experiências (benchmarking) sobre temas como gestão de projetos, processos, riscos e alinhamento estratégico.

O assessor-chefe da AMG, Luiz Otávio Moura, ressaltou que o foco da reunião foi compartilhar ideias e experiências de “como fazer gestão de projetos e alinhá-los à estratégia do órgão”. Segundo Luiz, mesmo que o “negócio” entre as organizações seja diferente, sempre existem dicas, critérios e princípios que podem ser aproveitados e compartilhados. “O STJ ainda amplia sua rede de relacionamentos, o que é importante dentro do serviço público”, complementa o assessor. 

A CISCEA funciona no Rio de Janeiro e é responsável pela implantação de projetos voltados ao desenvolvimento do Sistema do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Hoje a unidade é uma organização de referência, no que tange à implantação de infraestrutura de controle de tráfego aéreo. Para saber mais sobre a unidade, consulte este link: http://www.ciscea.gov.br/

Mais conhecimento

Das 10h às 12h, servidores do STJ e da CISCEA se reuniram na sala de reuniões da SOJ para conversar sobre práticas e processos adotados pelos órgãos na área de projetos. A AMG exibiu um vídeo institucional sobre planejamento estratégico, apresentou unidades e explicou aspectos relacionados à estrutura orgânica da Casa e ao mapeamento e alinhamento estratégicos.

Um dos integrantes da comissão, Nelson Pinto, gerente de projetos da CISCEA, disse que o encontro foi produtivo. “É a primeira experiência que temos com órgãos do judiciário. É sempre importante buscar mais conhecimento nesta área, descobrir coisas diferentes, ou melhores, do que aquelas que estamos acostumados a realizar”, destacou Nelson.

O Benchmarking é um instrumento de gestão que busca pesquisar, comparar, aprender boas práticas empresariais com o intuito de melhorar funções e processos dentro da instituição.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).