Conhecer um dos mais importantes tribunais do Brasil, participar de palestras e se divertir. O Projeto Sociedade para Todas as Idades traz grupos de idosos para conhecer o STJ e falar um pouco sobre seus direitos e atitudes positivas para a terceira idade. Na última sexta (23) foi a vez de um grupo de 50 idosos do Bombeiro Amigo de Samambaia. O grupo é um projeto do Corpo dos Bombeiros do DF, que promove atividades para idosos em diversas áreas de Brasília.
Bombeiro Amigo
O coordenador do núcleo de Samambaia, sargento Clodoaldo Abreu, observou que o projeto atende uma população que muitas vezes não tem outras formas de lazer. O projeto foi criado em 2001 e também oferece atividades físicas e artesanato para os cidadãos veteranos. “O STJ teve uma excelente inciativa ao promover essas visitas, especialmente conscientizando os mais velhos de seus direitos”, salientou.
Um dos participantes da visita já veio várias vezes ao Tribunal, mas desta vez ele conseguiu trazer a esposa. Antônio Fernandes de Araújo disse que gosta muito das palestras e da atenção. A esposa do idoso, Maria de Fátima, ficou impressionada com a visita. “É mesmo interessante para nós termos essa oportunidade”, opinou.
Vencendo o isolamento
Durante o encontro foi proferida a palestra Os Caminhos da Memória e do Envelhecimento, pela enfermeira da SIS, Rosana Lopes Siqueira. Também foram apresentadas músicas e poesias e uma visita guiada na exposição Estampando pela própria coordenadora da mostra, a professora e artista Liselena Dalla Corte.
A visita foi acompanhada por três estudantes de psicologia do Centro Universitárío IESB, que têm dado apoio a projeto. Segunda uma delas, Thaís Amaral de Almeida, a inciativa do Tribunal é excelente. “O isolamento é um dos maiores desafios para os idosos. A chance de sociabilizar e aprender, especialmente num ambiente como o STJ é muito importante”, observou.