Desde o dia 22 de agosto, o Tribunal implantou novo sistema de acesso, que substituiu as antigas catracas por passagens mais eficientes, seguras e de melhor acesso às pessoas com deficiência.
Segundo o coordenador de Segurança (CSEG/SSE), Jair Pereira da Silva, as catracas tinham mais de 10 anos de uso, o que tornava difícil a reposição de peças. “O novo software de acesso pode ser integrado ao sistema de alarmes do STJ”, afirma.
Sistema atualizado
O coordenador destaca que esse sistema facilita a atualização de dados, quando servidores se aposentam ou o contrato de terceirizados se encerra.
“Isso evita entradas não autorizadas e facilita o trabalho da gestão de pessoas”, observa. Jair Pereira também informa que as novas passagens facilitam a evacuação do prédio em casos de emergência.
No total foram instaladas 39 novas passagens, com três ainda por instalar, após o fim da reforma na Portaria Golf 7. Além disso, foram substituídas oito cancelas para veículos, que podem ser ativadas por tags (etiquetas eletrônicas), instaladas nos carros dos servidores com acesso às garagens.
Economicidade
As novas passagens podem permitir a entrada tanto com o crachá quanto com a impressão digital. “Vamos começar a biometria para permitir esse tipo de acesso, mas mesmo assim os servidores deverão continuar usando seus crachás, para identificação e também para acessar serviços como as impressoras”, ressalta o coordenador.
A troca de crachás será feita de modo gradativo. “Conseguimos adaptar as identificações antigas ao novo sistema e por uma questão de economicidade e para aumentar a vida útil dos novos crachás vamos trocá-los quando necessário”, explica Jair Pereira. A primeira via do novo crachá será gratuita, sendo que as seguintes serão descontadas dos servidores.
Outras informações com o Setor de Credenciamento pelo ramal 8445.